sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Bonde emperrado!

O Bonde do Mengão sem freio que passava por cima de todos até pouco tempo no futebol brasileiro emperrou de vez. O Flamengo estacionou nos 36 pontos na tabela de classificação do Brasileiro e já vê o líder Corinthians sete pontos à frente. Uma distância bastante considerável. Tanto que já se ouve de alguns no clube que a meta, neste momento, é tentar chegar à Libertadores e não mais brigar pelo título.

O Bonde realmente está emperrado e o mecânico Vanderlei Luxemburgo (a quem elogiei a alguns dias aqui neste espaço) não consegue fazê-lo mais andar. Acontece que o Flamengo, tal qual um veículo automotor, ficou sem muitas peças importantes de sua engrenagem e as que substituíram não cumpriram o papel desejado. Trocando em miúdos: o elenco rubro-negro não é forte o suficiente e a maratona de jogos do Brasileiro cobra o seu preço.


Neste aspecto nem falo em Ronaldinho Gaúcho ou Thiago Neves, que são insubstituíveis em qualquer equipe. Mas o Fla ficou sem Alex Silva, Aírton e Luiz Antônio de uma só vez. E a estrutura do time não suportou. Some-se a isso a má fase de jogadores de quem se espera muito, casos de Leonardo Moura e do próprio Thiago Neves. Por isso o bonde emperrou e parece fadado a mofar na esquina? Ainda não!

Eu não tiraria o Flamengo da briga pelo caneco do Brasileiro, ainda. Restam 16 rodadas para o fim do campeonato. São 48 pontos em disputa. É claro que se for levado em conta apenas o aproveitamento destes últimos sete jogos constataremos que os rubro-negros devem é torcer para que o clube chegue logo nos 46 pontos para se manterem na 1ª Divisão. Mas a análise não deve se prender nisso.

Todos sabemos como funciona este campeonato: clubes na zona de rebaixamento tiram pontos dos líderes. Tanto que a derrota para o Corinthians foi a primeira do Fla para seus concorrentes diretos na atual edição do Brasileirão. O problema é que o time vem sucumbindo justamente para os pequenos. Por isso urge que o rubro-negro volte a trilhar o caminho das vitórias e incomodar os primeiros colocados. O Bonde está com problemas mecânicos, mas ainda pode voltar a atropelar!

Nenhum comentário: