segunda-feira, 26 de setembro de 2011

No embalo de Diego

A campanha do Vasco neste Brasileirão é digna de aplausos! Primeiro, porque campeão da Copa do Brasil e já garantido na Libertadores o clube mostra que quer também o título brasileiro, coisa rara em clubes que conquistam a competição do primeiro mestre. Apenas o Cruzeiro (vítima da vez), conseguiu conquistar a Copa do Brasil e o brasileiro no mesmo ano. E segundo porque coroa o renascimento de um jogador que sabe o potencial que tem, mas parecia que não queria mais nada com o futebol. Claro, estou falando de Diego Souza! E é por essas razões que o Vasco é o mais forte candidato ao título brasileiro hoje, em minha opinião.

Eu costumo dizer que no futebol de hoje, nivelado por baixo, o time que possui um ou dois jogadores diferenciados está à frente dos concorrentes. O Vasco tem Felipe (craque), Juninho (diferenciado, mas em má fase) e Diego Souza, que volta a comer a bola e conduz o Vasco à melhor campanha da competição. Hoje o camisa 10 do Vasco já pode ser considerado o craque da competição, sim à frente dos badalados (com razão) Ronaldinho Gaúcho e Neymar.


Impressionam os jogos que o Vasco vem realizando neste campeonato. E surpreende porque eu acreditava que o grave problema de Ricardo Gomes fosse abalar muito essa equipe. Mas o que se vê é o contrário: um grupo de jogadores determinado, que tem muitra qualidade, apesar de não possuir (exceção feita à Felipe) nenhum craque. Some-se a isso o fato de o Gigante da Colina enfrentar todos os seus concorrentes diretos ao título dentro do Rio de Janeiro. A começar pelo duelo diante do Corinthians, já no próximo fim de semana, certamente com a casa cheia!

Há que se destacar ainda o bom momento vivido pelos clubes do Rio de Janeiro, capitaneados pelo Vasco. O pior do estado (o Flamengo), ocupa o 6º lugar, e se o campeonato terminasse hoje, teríamos três equipes cariocas disputando a Libertadores em 2012, o que seria um feito inédito. E caso algum clube da Cidade Maravilhosa vença novamente a atual edição do Brasileiro, igualará a marca dos anos 80 (82-83-84) quando o futebol carioca alcançou um tricampeonato. Como diria aquele famoso narrador, que fase do Vasco e do futebol do Rio!

Nenhum comentário: