terça-feira, 6 de setembro de 2011

O dono da camisa 10

Ronaldinho Gaúcho voltou a jogar pela seleção brasileira após quase um ano de ausência, muito mais por sua própria culpa do que qualquer outro motivo. Ao longo destes dez meses em que o R10 esteve afastado da camisa amarela, a sua posição foi ocupada por uma série de jogadores que, com todo o respeito, não tem 10% de sua história e façanhas no futebol. E a atuação do gaúchinho diante de Gana deixou uma certeza: o dono da camisa 10 do Brasil tem nome e sobrenome: Ronaldo de Assis Moreira.

Ronaldinho não teve atuação brilhante, longe disso. Não marcou gol, coisa que tem se acostumado a fazer em jogos pelo Flamengo. Mas mesmo assim ele deixou muito claro que, independente do esquema de jogo que o treinador Mano Menezes queira utilizar na seleção brasileira, o dono da camisa 10 é ele. E como ela cai bem ao craque não é verdade? Parece que aquela camisa gosta de vestir gênios, pois já foi envergada por nomes como Pelé, Zico, Rivellino e outros mais.


Qualquer adversário encara um jogo contra o Brasil de maneira diferente, independente da fase que vive o nosso futebol. Mas quando um nome como Ronaldinho Gaúcho está à frente do meio-campo da seleção o respeito tende a aumentar muito. Assim como era quando Ronaldo vestia a camisa 9, Romário a 11, Pelé e Zico a 10. A presença do craque impõe muito respeito ao adversário.

A atuação brasileira esteve muito longe de ser brilhante, muito pelo contrário. Foi um placar magro contra uma seleção de segundo escalão mundial e que ainda atuou a maioria do tempo com um jogador à menos. Mas o jogo serviu para sacramentar duas certezas: Ronaldinho é o dono da camisa 10 e Leandro Damião manda na 9. Como sempre digo, futebol é imposição.

Um comentário:

Edigar disse...

O Brasil ainda não achou seu camisa 10 e camisa 9 para substituir Zico e Ronaldo, os dois últimos ídolos que a Seleção viu. Claro que já passaram ótimos jogadores capaz de comandar o meio de campo da Seleção como Rivaldo, Rai e outros, mas desde 1986 não tem aquele camisa 10 pra entrar pra história.

Ronaldinho sempre mostrou o porque deve estar na Seleção, mas ainda não mostrou porque não entra pra história da amarelinha, são dois casos totalmente diferentes.

Mas ele não é culpado, pois sempre jogou com a responsabilidade nas costas e há muito tempo mudaram o esquema de um time de futebol onde se jogava 2 volantes e 2 meias criativos, agora é a clássica retranca com 3 volantes e 1 meia.

Acho que Ronaldinho(Kaká), Ganso (Robinho), Neymar e Leandro Damião (Alexandre Pato) podem formar o quarteto de frente.


*Entre parênteses jogadores que podem substituir