quinta-feira, 5 de abril de 2012

Atravessou o Samba

Ronaldinho Gaúcho, logo que fora contratado pelo Fla, escolheu sua trilha sonora favorita, para um clip que o Esporte Espetacular exibiria: "O show tem que continuar", bela música composta pelo saudoso Luiz Carlos da Vila. O show de Ronaldinho em campo a gente parou de ver há algumas temporadas. Mas seu excelente desempenho nas noites e pagodes cariocas estão todos os dias nas páginas dos jornais. Nada contra, mas ele ganha 1,3 milhões por mês para tocar pandeiro? Eu não creio!

A verdade é que o Flamengo vem colecionando vexames (sim, VEXAMES) a cada Libertadores que disputou desde 2002. E aí a culpa não é somente de Ronaldinho, Joel e da atual diretoria. Sempre escorado em seu gigantismo e no otimismo de sua torcida, as pessoas que comandam o Fla tratam o futebol como se este fosse uma brincadeira! E como disse um dia João Havelange, futebol é coisa muito séria, pelo menos aqui no Brasil.


Quando o assunto no Fla é a Libertadores o amadorismo toma ares de galhofa. Relembremos... Em 2007 o Fla caiu para o inexpressivo Defensor após tomar um sacode por 3 a 0 no Uruguai, com direito a briga dentro do vestiário protagonizada por Juninho Paulista. No ano seguinte sucumbiu diante do América-MEX em um episódio que todos sabem como se sucedeu. Em 2010 o Fla, diante de 80 mil pessoas no Maracanã, foi inteiramente dominado pelo Universidad de Chile, com direito à atraso da delegação rubro-negra para chegar ao jogo devido ao trânsito carioca. É ou não é um escárnio?

Neste 2012 o Fla tem uma mínima chance de passar. Matematicamente eu até acho plausível um empate entre Olímpia e Emelec, mas o Fla vencer o Lanús em casa é que são elas! Como o torcedor pode confiar numa equipe que leva seis gols do Olímpia (o mesmo que tomou um sacode do Lanus) e três no mesmo jogo do inexpressivo Emelec, que havia marcado apenas um em toda a competição?

O Flamengo precisa descer do salto em que se encontra há pelo menos vinte anos e perceber que não é porque tem tantos títulos e a maior torcida do mundo isto basta! Não, não basta! Tem de haver planejamento, seriedade, foco e acima de tudo ATITUDE! Não é admissível que jogadores que joguem pelo Flamengo entrem em campo borrados de medo contra quem quer que seja, ainda mais contra um Emelec! Se não acordar o Fla corre o risco de viver de seu grandioso passado, o que a maior legião de adeptos do planeta decididamente não merece!

Nenhum comentário: