sexta-feira, 13 de abril de 2012

Flamengo + Libertadores = Vexame ?

Em sua 11ª disputa de Libertadores o Flamengo novamente frustrou seu torcedor ficando pelo caminho muito antes do que se esperava. E olha que os deuses do futebol ajudaram até os 46 do segundo tempo quando o jogo Olímpia x Emelec permaneceu empatado, até o time do Equador garantir a sua vaga. Os motivos que causaram mais uma eliminação precoce do rubro-negro são basicamente os mesmos das últimas recentes quedas: certa dose de azar, falta de entendimento da competição, elenco aquém da dificuldade do torneio, desorganização interna e jogadores pouco comprometidos com a causa!

O torcedor rubro-negro se orgulha de ter ganho uma Libertadores e posteriormente o Mundial. Mas isso já faz mais de 30 anos e desde então as campanhas do Flamengo na Libertadores são pífias e dignas de times pequenos. A verdade é dolorida, mas deve ser dita. Desde a batalha contra o Cobreloa em 1981, o máximo que o time carioca conseguiu na Libertadores foram três eliminações nas quartas de final (1991, 1993 e 2010) e duas participações na segunda fase (em 1982 e 1984). Esta foi a terceira vez que o Flamengo caiu já na primeira fase da competição. Por isso, abaixo o leitor poderá relembrar o porque de o rubro-negro há anos ser motivo de chacota na Libertadores da América!

Campeão da Libertadores no ano seguinte, o Fla chegou em 1982 à Libertadores já na segunda fase, que na época dava vaga para a grande final. Os adversários foram o River Plate-ARG e Peñarol-URU. O Fla ganhou dos argentinos aqui e lá, mas foi derrotado pelos uruguaios diante de um Maracanã lotado (portanto não é de hoje) e também em Montevidéu. O sonho do bi foi adiado.

No ano seguinte o Fla novamente chegou à Libertadores graças ao título brasileiro conquistado em 1982. Desta vez o rubro-negro precisou enfrentar a fase de grupos, ao lado de Grêmio (vice Brasileiro), Blomming e Bolívar, ambos bolivianos. O Flamengo fez uma campanha irregular, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, fatal em uma época que apenas um time passava de fase. Nos duelos entre os brasileiros um empate em Porto Alegre e uma vitória dos gremistas, que viriam a ser os campeões de 1983, no Rio (3x1) encaminharam a eliminação dos cariocas ainda na primeira fase, pela primeira vez. 

Assíduo na Libertadores nos anos 80, o Fla estava lá de novo em 1984, por ser bi-campeão Brasileiro. Desta vez, o rubro-negro esteve ao lado dos colombianos América de Cali e Atlético Júnior, além do vice Brasileiro de 1983, o Santos. Campanha irreparável na primeira fase, com direito a dois chocolates nos santistas e vaga tranquila assegurada. Na segunda fase novamente o Grêmio foi o calcanhar de aquiles do Flamengo. Os dois gigantes atropelaram o Los Andes da Venezuela e iriam decidir nos confrontos diretos quem chegaria à final. No Sul, Grêmio 5 a 1 e no Rio, Fla 2 a 1. Os gaúchos passaram à final pelo saldo de gols e perderam o título para o Independiente-ARG.

O Flamengo ficou afastado da Libertadores sete anos, até retornar em 1991, já sem o esquadrão de Zico e cia. Chegou por ter sido campeão da recém criada Copa do Brasil em 1990. Ao lado do campeão brasileiro Corinthians e dos uruguaios Nacional e Bella Vista, o Fla fez a melhor campanha do grupo e chegou às oitavas, onde eliminou o inexpressivo Unión Táchira-VEN. Nas quastas de final o rival foi o poderoso Boca Juniors-ARG. No jogo de ida no Rio, vitória por 2 a 1. Na Bombonera derrota por 3 a 0 e eliminação.

Em 1993 o penta-campeão brasileiro Flamengo disputaria a fase de grupos da Libertadores ao lado de América de Cali e Atlético Nacional, ambos colombianos, além do campeão da Copa do Brasil de 1992, o Internacional. Os gaúchos caíram ainda na primeira fase e os demais concorrentes avançaram. Nas oitavas de final o Fla despachou o Minerven-VEN com direito a goleada de 8 a 2 no Maracanã. Entretanto nas quartas de final, a decepção veio ao defrontar o São Paulo, então campeão e que viria a conquistar o bi. Empate no Rio e derrota em São Paulo decretaram mais uma eliminação.

Depois de ficar nove anos afastado (um recorde do clube), o Flamengo voltou à Libertadores em 2002 como campeão da extinta Copa dos Campeões de 2001. E daria início a uma coleção de vexames que marcam as participações rubro-negras na competição desde então. Em um grupo que tinha Once Caldas-COL, Universidad Católica-CHI e o futuro campeão de 2002, Olímpia-PAR, o Flamengo fez a pior participação de sua história, sendo eliminado ainda na primeira fase e segurando a lanterna de seu grupo.

Em 2007 o Flamengo chegaria à Libertadores graças ao título da Copa do Brasil de 2006. O grupo do rubro-negro era fraquíssimo (Real Potosí-BOL, Maracaibo-VEN e Paraná Clube) e por isso o Fla fez a melhor campanha de sua história em uma primeira fase de Libertadores, perdendo apenas dois pontos. Entretanto de nada adiantou. O Fla encarou o pequenino Defensor Sporting-URU nas oitavas e acabou eliminado depois de perder de 3 a 0 no Uruguai e vencer por 2 a 0 no Rio

Em 2008 o Fla bisava sua participação na competição pela primeira vez desde os anos 80, e novamente fez boa campanha na primeira fase em uma chave que contava com o Nacional-URU e os peruanos Cienciano e Bolognesi. Entretanto a segunda melhor campanha de toda primeira fase não impediu o maior mico da história do clube. Nas oitavas, goleou o América-MEX fora por 4 a 2 e diante de estupefatos rubro-negros no Maracanã foi derrotado por 3 a 0 pelos reservas do time mexicano. Vexame histórico!

Depois de se tornar campeão brasileiro 17 anos depois do último título, o hexacampeão Flamengo chegou à Libertadores em 2010 com pompa de favorito. A campanha na primeira fase foi sofrida no grupo que tinha os chilenos Universidad Católica e Universidad de Chile e o Caracas-VEN. Classificado na bacia das almas o Flamengo acabou com o sonho do Corinthians de conquistar a competição no ano de seu centenário ao eliminar os paulistas nas oitavas. Entretanto o algoz rubru-negro, La-U, acabou com os sonhos do Flamengo ao vencer em pleno Maracanã por 3 a 2 e perder por 2 a 1 no Chile. Nem a melhor campanha do Fla desde 1993 atenuou a frustração.

Em 2012 pela primeira vez o Flamengo teve de encarar a chamada Pré-Libertadores por ter sido o 5º
colocado no Brasileiro de 2011. Passou pelo Real Potosí-BOL com alguma dificuldade e caiu no grupo que tinha Olímpia-PAR, Emelec-EQU e Lanus-ARG. Apenas dois bons jogos e outras atuações sofríveis culminaram com uma inesperada eliminação ainda na primeira fase, tal qual ocorrera há dez anos atrás.

Esta é a não tão rica história do Fla na Libertadores da América! Será que a eliminação com requintes de crueldade não foi boa para os torcedores, já que desde o feito inédito de Zico e cia. o Flamengo só faz passar vergonha na principal competição do ano? É uma boa tese a se pensar!

Nenhum comentário: