quinta-feira, 12 de abril de 2012

Desafiando o impossível?

O Flamengo fez uma força enorme para ser eliminado ainda na primeira fase da Libertadores ao ceder uma vitória praticamente certa para o Olímpia e perder de maneira inacreditável para o Emelec. Mas matematicamente ainda possui chances de avançar às oitavas da competição continental. A matemática rubro-negra não tem mistérios, tem que vencer o Lanús no Engenhão e torcer para que o jogo Olímpia-PAR x Emelec-EQU termine empatado. A partida será disputada no estádio Defensores del Chaco em Assunção, capital paraguaia.

Tomando por base as pífias atuações do Fla nesta Libertadores, é bem provável que a equipe de Joel sequer vença os argentinos e fique a dever de fazer a sua parte. Mas conseguindo o resultado positivo no Rio eu acho bem plausível que os cariocas passem de fase, afinal tanto Olímpia quanto Emelec dependem apenas de suas forças para avançar e um empate não é nenhum resultado esdrúxulo.

Se formos tomar por base as duas últimas edições da Libertadores, tivemos classificações dramáticas do próprio Flamengo em 2010, quando tinha de vencer na última rodada e ainda depender de quatro resultados distintos. Tudo deu certo, o Fla passou e ainda tirou o Corinthians que fizera a melhor campanha. Ano passado o Flu tinha de vencer por dois gols de diferença na última rodada o Argentinos Júniors e ainda torcer por um empate entre América-MEX e Nacional-URU, e conseguiu. Foi eliminado pelo Libertad-PAR nas oitavas.


O torcedor do Flamengo ainda se recorda do Brasileiro de 1992, quando precisava de uma combinação de resultados para chegar à decisão. Para tanto, teria de vencer o Santos (feito que conseguiu no Maracanã pelo placar de 3 a 1) e torcer para o arqui-rival Vasco derrotar o São Paulo em São Januário. Apesar dos pedidos de "entrega" dos vascaínos, o cruz-maltino fez 3 a 0, e ajudou o Flamengo a conquistar o pentacampeonato brasileiro.

Entretanto nem tudo são flores. Em algumas oportunidades, ao longo da história, quando precisou de combinação de resultados o Fla fracassou. Nos Brasileiros de 1985, 1998 e 1999 precisava de vencer e torcer por outros placares para chegar à fase final. Elas não vieram e o Fla ainda não fez a sua parte em algumas ocasiões. Também está na memória do rubro-negro o estadual de 1994, onde o Flamengo dependia de um empate no jogo entre Vasco e Fluminense para se sagrar campeão. O cruz-maltino fez 2 a 0, foi tricampeão e o Fla ficou com o vice.

Histórias não faltam de momentos em que o Flamengo e outros times desafiaram os números (quem não se recorda das arrancadas do Fla em 2007 e do Flu em 2009 no Brasileiro?) e conseguiram triunfar, ou não! Logo mais, é um olho no Engenhão, outro no Defensores del Chaco e coração na boca! Aguardemos!

Nenhum comentário: