segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Meio do caminho




Terminado o primeiro turno do Brasileirão-2012 há que se destacar um fato que raramente aconteceu na competição, desde a era dos pontos corridos. Dois times se destacam na briga pelo título e apenas eles parecem capazes de conseguir sorrir no final. Nos últimos anos tivemos ao final da primeira metade da competição pelo menos cinco postulantes ao caneco. A campanha do Atlético-MG até aqui (43 pontos ganhos em 18 jogos) é a melhor da história do Brasileirão de pontos corridos em um primeiro turno, inclusive se considerarmos os anos em que o campeonato teve mais de 20 clubes, entre 2003 e 2005. O Fluminense se mantém na cola dos mineiros com 42 pontos ganhos, mas já com os 19 jogos disputados, uma vez que o Galo precisa enfrentar o Flamengo em partida adiada no primeiro turno.


Me parece justo destacar que o Atlético sobra na turma. Com um time homegêneo e que tem jogadores de muita qualidade e um esquema de jogo que prima pela velocidade ofensiva e uma marcação forte, que já se inicia com os seus atacantes em uma tática de sufocar o adversário. O fator Independência faz do Galo um time quase imbatível em casa, tanto que jogando em BH perdeu apenas quatro pontos em 30 disputados. O mérito do Fluminense, que se mantém colado no adversário mesmo fazendo partidas ruins em alguns momentos, é justamente não deixá-lo descolar em um momento que o time carioca sofre com muitos desfalques. O Atlético ainda não sofreu uma queda de rendimento no campeonato e nem teve de atuar muitas partidas sem seus principais jogadores. A briga pelo caneco dificilmente fugirá de Atlético-MG e Fluminense, que se enfrentam em Belo Horizonte no dia 20 de outubro.

A briga pelo G4 a meu ver engloba mais postulantes, já que é praticamente certa a presença de Galo e Flu na próxima edição da Libertadores. Hoje Grêmio e Vasco completam o G4, com São Paulo e Inter distantes quatro pontos. A queda de rendimento do cruzmaltino pode fazê-lo deixar essa briga se uma reação não se iniciar já. O Santos vem crescendo com o retorno de Neymar e Botafogo e Flamengo precisam rezar muito para chegar entre os primeiros. O irregular Cruzeiro também corre por fora.

A briga contra o rebaixamento ainda está basante embolada, haja vista que cumprimos apenas a metade do campeonato. Na minha visão, abaixo do Corinthians (o 12o. com 24 pontos) todos os times precisam abrir os olhos. Dentre eles o Palmeiras, que estaria rebaixado caso o campeonato terminasse hoje. Levando em consideração que precisam-se de 45 pontos em média para evitar a queda, o Verdão precisará somar 29 pontos no returno. Somou 16 no primeiro. A briga será feia da Ponte Preta (13a) ao Figueirense (lanterna).

Esta foi a seleção do Primeiro Turno para o Futebol e Samba:

Diego Cavalieri (Fluminense): Decidiu jogos a favor do Flu. É o melhor do Brasil hoje;
Marcos Rocha (Atlético-MG): Regularidade que faz o Galo cair muito quando não atua;
Réver (Atlético-MG): O capitão do líder passa uma segurança incrível à zaga atleticana;
Leonardo Silva (Atlético-MG): Além de bom zagueiro fez gols decisivos;
Márcio Azevedo (Botafogo): É limitado, mas fez um ótimo primeiro turno;
Pierre (Atlético-MG): Importantíssimo no esquema do Cuca, apesar de ser muito violento;
Paulinho (Corinthians): Jogou pouco, mas sempre que joga faz ótimas partidas;
Bernard (Atlético-MG): O craque do primeiro turno, mas precisa se acalmar;
Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG): Reencontrou o futebol em Minas e vem sendo o maestro do time;
Barcos (Palmeiras): O "pirata" consegue se destacar no medíocre Palmeiras;
Fred (Fluminense): Artilheiro e melhor atacante do campeonato disparado;
Cuca (Atlético-MG): Um exímio montador de times, vem fazendo o Galo jogar o fino da bola.

Nenhum comentário: