terça-feira, 28 de agosto de 2012

O Carnaval em debate

Bastou um dos candidatos à prefeitura do Rio (Marcelo Freixo-PSOL) tocar na ferida dos sambistas para um enorme debate se iniciar nas redes sociais. Isso porque o prefeitável disse em entrevista ao RJTV que para receber dinheiro público, as escolas de samba precisam levar para a avenida enredos que tenham "contrapartida cultural". Além disso questionou o poder da LIESA e indagou porque toda a organização dos desfiles fica nas mãos de uma instituição privada! Pronto, foi uma chuva de argumentos contra e à favor.

Alguns taxaram a proposta de censura prévia, principalmente integrantes do Salgueiro, uma vez que Freixo usou na entrevista o exemplo da escola tijucana, que vai falar em 2013 sobre a fama, enredo patrocinado pela revista "Caras". Na verdade, as propostas do candidato do PSOL para o samba são muito mais profundas que isso. Em meados de junho, o então pré-candidato reuniu-se com sambistas engajados e criou o manifesto "Nossa Avenida vai Além do carnaval".

O documento foi divulgado na imprensa especializada em carnaval e teve a assinatura de todos os envolvidos. Dentre as principais propstas, além da polêmica dos "enredos culturais", há a criação de uma secretaria específica para tratar do carnaval, com a possibilidade desta pasta indicar os jurados, tão questionados hoje em dia. Além disso, um maior apoio financeiro às escolas do acesso e às demais instituções carnavalescas, retomar o projeto original do Sambódromo, rediscussão dos direitos televisivos de transmissão, encerrando um monopólio da Rede Globo que já dura mais de 20 anos.

Os integrantes das escolas que se rebelaram contra esta proposta são os mesmos que transformaram o desfile das escolas de samba em um espetáculo meramente turístico, consagrado pelo estilo Paulo Barros de se fazer carnaval. Com isso afastou-se o indivíduo que foi o responsável pelo surgimento deste espetáculo: o sambista. Escolas tradicionais que levam o samba em sua bandeira foram alijadas das conquistas para dar lugar a agremiações midiáticas e recheadas de celebridades! As propostas de Freixo são boas e caso eleito ele pode mudar a história do carnaval. Está aberto o debate!

Nenhum comentário: