quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A agonia dos gigantes

Restando 14 rodadas para terminar o Brasileirão-2012 duas das maiores instituições do futebol brasileiro lutam a duras penas contra um fantasma que volta e meia ronda grandes clubes: o rebaixamento para a Segunda Divisão. Flamengo e Palmeiras, que juntos possuem nada menos que 17 conquistas nacionais, sofrem com a má formação de seus times e veem o pesadelo se tornar cada vez mais real, à medida que as rodadas avançam.

O rubro-negro carioca cumpre todos os rituais que a história já ensinou que culminam com rebaixamentos. Brigas políticas, elenco enfraquecido, trocas de treinador, muitos jovens jogadores no time, goleadas acachapantes ao longo da campanha. No momento deste post, o Flamengo ocupa a 16a. colocação na tabela e está distante da zona apenas quatro pontos.


Torcedores de Fla e Palmeiras precisam assistir aos jogos de calculadora na mão

Com 27 pontos ganhos e seguindo a média de equipes que conseguiram se manter na elite desde 2006, quando o Brasileiro passou a ter 20 clubes, o Fla necessita chegar aos 45, restando portanto 18, o equivalente a mais seis vitórias em 15 partidas (já que o rubro-negro tem um jogo a cumprir contra o Atlético-MG). Os comandados de Dorival Júnior enfrentarão justamente seis concorrentes diretos na luta contra a queda até o fim do campeonato, sendo que três deste compromissos serão em casa. Além disso o Fla ainda terá que encarar cada um dos cinco primeiros colocados na tabela hoje. Cruzeiro e Corinthians, que parecem que já estarão de férias ao enfrentarem o Fla, serão bons adversártios para tentar garantir os 45 pontos e se manter na elite.

Se a situação dos cariocas é preocupante, a dos palmeirenses já passou a ser desesperadora. Com apenas 20 pontos e a 19a. colocação o Verdão precisa de mais 25 para escapar, tomando pos base a média necessária desde 2006. Isso equivale há oito vitórias nos próximos 14 jogos. Considerando-se que o Palmeiras venceu apenas cinco em todo o campeonato até aqui, parece ser uma tarefa impossível. O Palmeiras precisará operar um verdadeiro milagre para não ser rebaixado e eu acredito que dificilmente o fará! Infelizmente...

Nenhum comentário: