quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Velhos Conhecidos




Enfim o esperado reencontro de Ronaldinho com a torcida do Flamengo vai acontecer, nesta quarta em um Engenhão lotado. O duelo era para ter acontecido em 4 de agosto, mas a partida foi adiada a pedido do Botafogo para preservar o gramado do Engenhão. Desde então atleticanos acusaram a CBF de favorecimento ao Fla, que naquele momento vivia uma crise profunda. Mas na verdade o Galo não foi prejudicado pois sempre esteve com um jogo a cumprir em relação aos rivais e agora, se vencer, volta a encostar no Flu.


Se o ex-R10 e atual R-49 é um conhecido do Flamengo, imagine o Atlético-MG? Acredito que seja este o confronto interestadual de maior rivalidade do futebol brasileiro, muito mais pelo lado mineiro é verdade. Também pudera: atleticanos não se conformam até hoje com a polêmica eliminação na Libertadores de 1981, quando os dois empatavam um jogo desempate no Serra Dourada e o árbitro José Roberto Wright expulsou vários atletas do alvi-negro. O jogo não terminou e a Conmebol declarou o Fla vencedor.

Além desta partida, outros confrontos históricos marcam a trajetória de Flamengo e Atlético. Desde que o Brasileirão por pontos corridos foi implantado em 2003 acabaram aqueles jogos eletrizantes, de mata-mata. Mas o confronto desta quarta é decisivo, porque o Galo precisa ganhar para encostar no Flu e o Fla precisa dos três pontos para se afastar do Z4. Confronto semelhante aconteceu em 2009, quando o rubro-negro aplicou 3 a 1 no rival em pleno Mineirão lotado e arrancou para a conquista do hexa.

A história do Campeonato Brasileiro registra 48 jogos entre Flamengo e Atlético-MG. O equilíbrio é total, com 18 vitórias para cada lado e 12 empates. O Galo leva vantagem porque marcou 48 gols e sofreu 41 dos cariocas. O que faz o torcedor rubro-negro tirar sarro do atleticano, entretanto, são os duelos decisivos. Sempre deu Flamengo quando o duelo foi eliminatório!

Na era dos pontos corridos, o Galo tem uma vitória a mais (6 a 5). Como mandante o Fla possui o dobro de vitórias, com 14 a 7, inclusive a última no Engenhão, uma goleada de 4 a 1 com direito a show do atual camisa 49 atleticano, Ronaldinho Gaúcho. Flamengo e Atlético parecem estar sempre se reencontrando, tal quais velhos conhecidos e desafetos. Quem leva a  melhor desta vez?

Nenhum comentário: