sexta-feira, 28 de setembro de 2012

É chegada a hora da decisão

Desde meados de agosto teve início o período que todo sambista de verdade mais gosta: as eliminatórias de samba-enredo nas escolas de samba. Com a chegada de outubro a partir desta segunda a cada dia teremos um samba escolhido. Ainda em setembro (já neste sábado) a Mangueira abre a maratona, que será encerrada no dia 20 de outubro, com a escolha na atual campeã, a Unidos da Tijuca.

Algumas escolas já estão com sambas finalistas e outras ainda possuem mais obras na disputa. Este post irá descrever a quantas andam as eliminatórias em cada agremiação do Grupo Especial, com direito a links para ouvir os sambas e as datas de cada final. Começando pela grande final na Estação Primeira de Mangueira!

Finais de samba agitam as quadras
29 de setembro - Mangueira: Como o enredo da verde e rosa em 2013 será a cidade de Cuiabá, a escola fez eliminatórias na capital do Mato Grosso também. E na final deste sábado um dos sambas na briga foi composto por cuiabanos. Mas a realidade é que a obra vinda do Centro-Oeste é muito fraca e só chegou à final por pressão política dos governantes sul-matogrossenses. Caso a Mangueira escolha este samba estará fadada a perder ponto em samba-enredo. Se quiser levar um samba de acordo com as tradições da escola a composição de Igor Leal, Jr. Fionda, Lequinho e Paulinho Carvalho deve ser a escolhida. Nem era o meu preferido, mas dos finalistas é disparado o melhor e o favorito da comunidade. Mas em se tratando de Ivo Meirelles tudo pode acontecer!

05 de outubro - São Clemente: Uma curiosidade interessante nesta final da São Clemente: o ex-intérprete da escola Leonardo Bessa gravou para as parcerias de Helinho 107 (maior campeão da escola) e de Gabriel Poeta, que compôs sozinho sua obra. Na minha opinião o samba da parceria de Nelson Amatuzzi é a mais adequada para defender o enredo sobre as telenovelas. Abusa dos históricos bordões que marcaram época na TV brasileira, além de ser irreverente, bem de acordo com a identidade da escola. Mas derrotar Helinho 107 e Leonardo Bessa não é tarefa simples!

11 de outubro - Salgueiro: O polêmico enredo sobre a Fama foi pauta até nas eleições municipais este ano. No momento que escrevo este post o Salgueiro tem ainda quatro sambas na disputa, e portanto ainda não são todos finalistas, pois até a grande final do dia 11 teremos outras eliminatórias. Mesmo assim acredito que o samba de Marcelo Motta e seus parceiros deverá levar de novo na escola tijucana. O refrão tem a cara da escola e de Quinho, seu principal intérprete. O samba de Moisés Santiago também tem muita força. São os favoritos! Vale destacar que a comunidade da escola terá direito a votar no seu samba preferido. Um feito inédito na história das eliminatórias de samba-enredo no Rio de Janeiro.

12 de outubro:
-Portela: Tal qual ocorreu em 2012 com uma obra antológica, a parceria favorita em Oswaldo Cruz é a de Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo e seus parceiros. Entretanto, a obra para 2013, que homenageia o bairro de Madureira, é inferior à composição deste ano e deve sofrer uma pesada concorrência do samba composto por Neyzinho do Cavaco e seus parceiros. Outros 3 sambas ainda seguem vivos na Portela até a grande final de outubro.

-Inocentes de Belford Roxo: Estreante no Grupo Especial em 2013 a escola da baixada errou na escolha do enredo e está fadada ao rebaixamento, a verdade é essa. E tal qual fez na Renascer de Jacarepaguá este ano, Claudio Russo (o compositor mais vencedor de sambas-enredo nos últimos anos) colocou uma parceria na agremiação que levará para a avenida uma homenagem à Coreia do Sul em 2013. E Russo deve sair de lá com mais uma vitória, uma vez que as outras obras estão muito aquém da qualidade que o Grupo Especial exige. Ainda são cinco os sambas em disputa na Inocentes até a final no feriado de 12 de outubro.

13 de outubro:
-Grande Rio: Ainda são cinco as obras que seguem vivas na disputa em Caxias no momento da confecção deste post. Uma ou duas eliminatórias devem ocorrer até a grande final do dia 13. Três destas obras devem chegar lá e a grande favorita para ser o hino da agremiação em 2013 é a parceria encabeçada por Edispuma, que vem vencendo na Grande Rio nos últimos anos. Entretanto em uma das parcerias está presente o diretor de carnaval da Portela (Junior Escafura), o que eu considero suspeito e uma enorme falta de ética, fato corriqueiro no mundo do samba hoje em dia. No meu gosto o samba de Edispuma é o mais adequado para representar o enredo sobre a defesa dos royalties do petróleo para o Rio de Janeiro em 2013.

-Vila Isabel: Depois de um sambaço em 2012, a Vila tem uma parceria que mais parece uma seleção de sambistas. Durante o período de eliminatórias a junção de Martinho da Vila, Arlindo Cruz, André Diniz, Leonel e Tunico da Vila (filho de Martinho), foi apelidada de "dream team", em alusão ao time de basquete americano formado para as Olimpíadas de 1992. O samba ficou lindo, mas na minha visão é inferior à obra feita por Arlindo para o enredo sobre Angola em 2012. Mesmo assim deve ser aclamado no próximo dia 13 como hino oficial da escola, já que não tem concorrentes à sua altura. O enredo da Vila para 2013 é sobre a vida do homem do campo.

-União da Ilha: A escola que possui alguns dos maiores sambas-enredo da história escolheu um enredo que tem tudo para render ótimos sambas: o poeta Vinicius de Moraes. Seis sambas ainda seguem na disputa e será difícil para a direção escolher o vencedor. Duas obras são favoritas: as parcerias de Walkir (que tem o prata da casa Quinho defendendo o samba na escola) e de Marcinho. Eu espero que sejam mentiras os boatos que vi nas redes sociais, dando conta de que a parceria do jornalista da Rede Globo Alex Escobar já teria a vitória prometida. Seria uma várzea completa.

14 de outubro - Mocidade: Surpreendentemente temos uma boa safra de sambas em Padre Miguel. Não pela ala de compositores da escola que é muito boa, mas pelo enredo ser o Rock in Rio. A parceria liderada por Ricardo Mendonça deve ser a vencedora, pois tem dois refrões muito fortes e que prometem sacudir a galera. Eu continuo achando que a introdução daquele "ô, ô, ô, Rock in Rio" no meio do samba dá uma quebrada. Mas como quase todos os sambas têm isso, deve ter sido imposição do "Rir". Ainda são cinco os sambas na disputa na Mocidade e ainda teremos eliminatórias até a grande final. Destaco ainda as composições encabeçadas por Jeffinho Rodrigues e Jota Giovani.

17 de outubro - Imperatriz: Ainda faltando aproximadamente três semanas para a escolha do samba em Ramos, no momento do post restam sete obras disputando na Imperatriz. Mas a escola já tem o seu hino para contar a história do estado do Pará e me arrisco a dizer que é o samba do ano dentre todas as agremiações, independente do grupo. A composição solo do lendário Zé Katimba é simplesmente sensacional e também possui três refrões, como o samba da Portela para 2012. Se a escola optar por outra obra terá dado um enorme tiro no pé. Lembro que está sendo realizada uma eliminatória no Pará, que classificará uma obra para a grande final do dia 17. Eu duvido que tenha algum samba que possa fazer frente à Zé Katimba. Conversando com torcedores da escola, esse samba já venceu e em caso de surpresa a agremiação vai perder adeptos para esse carnaval. Jefferson Lima e Marquinhos Lessa devem brigar pela outra vaga na final.

18 de outubro - Beija-Flor: Assim como o Salgueiro fará, a Beija-Flor de Nilópolis também dará voz à comunidade na escolha do samba-enredo que versará sobre a história da raça de cavalos manga-larga marchador. Na minha visão a escola nilopolitana tem uma das safras mais fracas de sambas para 2013. Pelo menos entre as grandes escolas. Óbvio que um enredo como este prejudica muito. Cinco sambas ainda seguem vivos na disputa e haverá uma semifinal (no dia 11) até a grande final do dia 18. A composição de J Veloso, com participação especial (!?) de Claudio Russo, deve vencer. A obra de Amendoim do Samba também tem chances.

20 de outubro - Unidos da Tijuca: Campeão do carnaval em 2012, a Tijuca foi a última das grandes escolas a iniciar sua disputa de samba-enredo e também será a última a escolher seu hino oficial para 2013, para contar a história da Alemanha. Ainda são seis as obras vivas na agremiação tijucana. Os favoritos são as parcerias comandadas por Júlio Alves, Jorge Remédio e do atual campeão Josemar Manfredini, favorito novamente pois tem um refrão muito forte.

Enfim, este foi um guia do Futebol e Samba para o sambista acompanhar as finais de samba-enredo do Grupo Especial, seja comparecendo às quadras ou acompanhando pela internet (a Rádio Tupi, a Rádio Arquibancada e os sites Carnavalesco e SRZD transmitem as finais online). Assim que a
última escola definir seu samba e tivermos a safra de 2013 completa, voltarei a escrever sobre a expectativa dos sambas-enredo para o próximo carnaval.

Nenhum comentário: