quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O samba do ano

Imaginem uma crônica cotidiana onde um simples homem do campo narra o seu dia-dia e no fim do dia recebe os amigos para um bate-papo, regado a música e uma boa caxacinha? Pois bem, é essa sensação que eu sinto toda vez que ouço o samba da Vila Isabel para o carnaval 2013. O golaço de Arlindo Cruz, Martinho da Vila, André Diniz, Tunico da Vila e Leonel, une o lirismo que o tema pede (a vida do homem do campo) com uma melodia fantástica que faz qualquer leigo aprender o samba rapidamente.

O samba-enredo possui quatro fases distintas desde que a escola define o seu enredo. Na primeira delas sai a versão concorrente em CD, na segunda sente-se sua potência na quadra, na terceira (no caso de conseguir vencer a eliminatória) vem a versão do CD oficial e na quarta e última vê-se seu desempenho nos ensaios e no desfile oficial. A obra da Vila Isabel vem sendo aprovada com louvor em todas as etapas.

Eu confesso que critiquei o enredo da Vila para 2013, mas o que se vê nos ensaios da escola é um samba arrebatador, daqueles capazes de sozinho levar uma escola ao título. Some-se a isso as notícias positivas vindas do barracão da escola e pode-se dizer que a Vila vem com tudo para vencer o carnaval pela terceira vez.

O samba deve vencer todos os prêmios do ano e ao passar o olho apenas na letra, sem ouvir a melodia, já se concluiu que se trata de uma obra diferenciada. Com todo o respeito a todas as agremiações do carnaval, mas o samba-enredo da Vila Isabel é sem a menor dúvida o samba do ano!

Nenhum comentário: