terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Os homens de Felipão

Foi sem muitas surpresas, como era de se esperar, a primeira convocação da seleção brasileira, agora sob o comando de Luiz Felipe Scolari. O único nome que me pegou de surpresa foi o do zagueiro Dante, do Bayern de Munique-ALE, que confesso jamais vi jogar uma partida. Estão de volta os goleiros Júlio César e Diego Alves, além dos Filippi Luis e Miranda. Felipão promoveu ainda os retornos de Ronaldinho Gaúcho, Hernanes e Luís Fabiano.

Como era anunciado o novo técnico da seleção manteve a base deixada pelo seu antecessor, Mano Menezes. Mas já fica claro que ele quer se cercar de jogadores tarimbados e rodados no futebol internacional, mesclados com os novos talentos. É válido ressaltar ainda que alguns atletas não foram chamados, mas são nomes certos em futuros chamados, casos de Thiago Silva e Marcelo.


Eu sinceramente gostei dos nomes escolhidos por Felipão, com ressalvas apenas aos goleiros. Não dá para entender a convocação de Júlio César, que só faz falhar desde que chegou ao topo como melhor goleiro do mundo antes da Copa de 2010. Diego Alves também já teve melhores momentos, apesar de achá-lo um goleiro medíocre. Deixar Diego Cavalieri de fora é totalmente desproposital. Ele é disparado o melhor goleiro brasileiro hoje.

Entre um nome ou outro a se discordar, dependendo do gosto de cada um, a lista está longe de ser ruim. Ronaldinho está de volta e, a meu ver, com justiça pelo futebol apresentado em 2012, apesar de considerar desnecessário levá-lo para amistosos. O nome de Hernane faz justiça a um belo jogador, que vinha sendo injustificavelmente preterido por Mano Menezes. A conferir o desempenho do time em 6 de fevereiro contra a Inglaterra em Londres.

Eis a primeira lista de Felipão:

Goleiros: Julio Cesar - QPR (ING) e Diego Alves - Valencia (ESP);

Laterais: Daniel Alves - Barcelona (ESP), Adriano - Barcelona (ESP) e Filipe Luís - Atlético de Madri (ESP);

Zagueiros: David Luiz - Chelsea (ING), Leandro Castán - Roma (ITA), Dante - Bayern de Munique (ALE) e Miranda - Atlético de Madri (ESP);

Meio-Campistas: Paulinho - Corinthians, Ramires - Chelsea (ING), Arouca - Santos, Ronaldinho Gaúcho - Atlético-MG, Hernanes - Lazio (ITA), Oscar - Chelsea (ING) e Lucas - PSG (FRA);

Atacantes: Luis Fabiano - São Paulo, Neymar - Santos, Fred - Fluminense e Hulk - Zenit (RUS).

Nenhum comentário: