quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A hora e a vez da Vila Isabel

O que faz uma escola ganhar o carnaval nos dias de hoje? Um belo samba-enredo? Uma bateria comandada por um mestre dos mais experientes? Um enredo que recebe patrocínio, mas que está longe de ser um mero reprodutor de uma marca? Uma comunidade que abraça uma escola e que será 100% vestida com as fantasias do desfile? Uma carnavalesca que tem uma fila de títulos? Pois bem, a Vila Isabel responde a todas as perguntas de forma positiva. É bem verdade que não é a única e as outras duas agremiações da Grande Tijuca (Salgueiro e Unidos da Tijuca) também postulam o campeonato. Mas se tem um momento em que a Vila tem chances de vencer, é agora.

A grande vantagem que eu vejo da azul e branco do bairro de Noel é justamente em relação aos chamados quesitos de chão. Digo isso porque o sambaço composto por Martinho da Vila, Arlindo Cruz, Tunico da Vila, André Diniz e Leonel (que eu já elogiei aqui no blog) vai trazer junto de si, além do próprio quesito samba-enredo, harmonia, conjunto e bateria. Os sambas de Salgueiro, Tijuca e Beija-Flor estão alguns degraus abaixo. Caso a Vila tenha um bom trabalho de barracão, e as informações vindas da Cidade do Samba são de que tem, as chances de título crescem e muito. É importante ressaltar que o samba da Portela também é espetacular, entretanto a crise política, financeira e institucional por que passa a escola, a retira do grupo das postulantes ao título.

Vila Isabel no Sambódromo: chance real de campeonato
(Foto: Vicente Almeida/Site Carnavalesco)
Estive presente em uns quatro ensaios da Vila na Rua 28 de Setembro (principal via do bairro, onde a escola faz ensaios técnicos), mas não pude comparecer ao único treino no Sambódromo. E o que eu vi foi uma escola cantando muito o samba. Componentes brincando e vibrando com o samba-enredo. A bateria, sob o comando dos mestres Wallan e Paulinho (ex-Beija-Flor), dando um verdadeiro show. Como eu disse a escola está pronta no aspecto harmônico. Resta o ajuste plástico, a cargo de ninguém menos que Rosa Magalhães, que tem em seu currículo seis títulos do carnaval.

Entretanto nestes quase 20 anos em que acompanho carnaval já vi muitas escolas que entram "campeãs" na avenida e se perdem na própria soberba, ou são prejudicadas por fatores externos. Sim, porque na hora do desfile tudo pode acontecer. Vide os dois últimos carnavais, quando o Salgueiro fez desfiles para vencer, mas acabou se perdendo no próprio gigantismo. Se a Vila trabalhar com humildade, caprichar na montagem da escola e vier bonita plasticamente tem tudo para levar o seu terceiro título, que vem batendo na trave nos últimos anos. E como diz a obra-prima escolhida pela escola, será pra lá de bom! 

Nenhum comentário: