quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A temporada 2012

Em 2012 o mundo não acabou e 2013 já chegou. Os principais clubes já se reapresentam e os maiores estaduais já têm início em três semanas. Mas os debates sobre o ano que passou no futebol ainda estão no ar, enquanto a bola não rola. Neste post faço um resumo da temporada de cada um dos 12 maiores clubes brasileiros. E no fim a nova edição do Ranking Futebol e Samba! Vejamos:



Flamengo: Tudo o que começa errado tende a terminar mal. Essa foi a tônica do Fla em 2012. Uma pré-temporada cheia de brigas e intrigas culminaram com um início de ano caótico (com direito a saída de Luxemburgo ainda em fevereiro) em que o clube amargou duas eliminações para o rival Vasco no Estadual e uma Libertadores pífia, onde o time caiu ainda na primeira fase. Ronaldinho saiu e colocou o clube na justiça. À medida que o time se esfacelava em campo, as brigas políticas se acirraram fora dele. Joel Santana e Dorival Júnior comandaram o time no Brasileiro. A temida queda para a segundona não passou de ameaça e o rubro-negro terminou na 11ª clocação. Em 2013 uma nova diretoria assume e a maior torcida do Brasil renova as esperanças.

Fluminense: Organizado e com muito dinheiro no bolso, o tricolor vai se acostumando a disputar (e ganhar) grandes competições. Acabou caindo na Libertadores, mas muito mais devido aos caprichos do futebol do que qualquer outra coisa. Nas demais competições, sobrou! Atropelou o Botafogo na final do Estadual e passeou no Campeonato Brasileiro, conquistando o tetra com três rodadas de antecedência. A obssesão em 2013 é a inédita Copa Libertadores. E o Flu é mega favorito!

Botafogo: Mais um ano sem gosto de nada para o torcedor botafoguense. Novamente eliminado na Copa do Brasil, novamente bateu na trave no Brasileiro e no Estadual. Menos mal que surgiram as revelações Dória e Bruno Mendes. Oswaldo de Oliveira renovou, mas o time precisa se reforçar se quiser conquistar alguma coisa relevante em 2013.

Vasco: O ano que se avizinhava glorioso terminou de forma caótica para o torcedor do Vasco. De volta à Libertadores 11 anos depois da última participação, graças ao inédito título da Copa do Brasil em 2011, o Gigante da Colina até fez boa competição, e vendeu caro a eliminação para o Corinthians nas quartas de final. No Estadual vice-campeonato nos dois turnos. Mas foi no Brasileiro que a coisa começou a desandar: depois de um bom início, o time se desmantelou e o clube terminou numa honrosa 5ª colocação. A crise financeira que assola o clube se agrava a cada dia e 70% do time de 2011 não existe mais. Novamente o Vasco precisa se reconstruir!


Corinthians: Sem sombra de dúvidas o maior ano da história do clube paulista. Ganhou a Libertadores depois de anos tentando e ainda por cima sobre o outrora temido Boca Juniors. Fechou com chave de ouro derrotando o Chelsea-ING na final do Mundial, sagrando-se bi-campeão do mundo. O Corinthians de 2012 igualou uma marca que, no Brasil, apenas o Santos de Pelé, o Flamengo de Zico e o São Paulo de Telê Santana possuíam: enfileirou Brasileiro do ano anterior, Copa Libertadores e Mundial. Como eu já escrevi neste espaço, o Corinthians navega em um céu de brigadeiro.

Santos: Depois de ganhar a Libertadores e perder o Mundial em 2011 para o Barcelona, o Santos desmantelou de vez aquele time que encantou a todos em 2010, permanecendo apenas Neymar. No fim do ano, depois de um longo litígio, Ganso foi para o rival São Paulo. Apesar do tri-campeonato paulista não foi um bom ano para o time de Muricy, que foi eliminado na Libertadores para o rival Corinthians e, sem Neymar na maioria do ano, fez figuração no Brasileirão.

São Paulo: De positivo em 2012 para o tricolor paulista apenas o fato de conseguir a volta à Copa Libertadores, depois de dois anos afastado. O clube negociou Lucas para o Paris Saint Germain-FRA, naquela que foi a maior transação da história do futebol brasileiro. Ganso chegou e o time terminou o ano vencendo a Copa Sul-Americana e jogando um futebol vistoso. No primeiro semestre péssima campanha no Paulista e uma inesperada eliminação na semifinal da Copa do Brasil para o Coritiba.

Palmeiras: 2012 é um ano para qualquer palmeirense apagar da memória, apesar de ter conquistado a Copa do Brasil (o clube não tinha uma conquista nacional havia 14 anos). Foi rebaixado no Brasileirão e de quebra viu seu maior rival dominar o mundo. O Palmeiras viverá uma situação inédita para um grande clube brasileiro em 2013: vai disputar a cobiçada Libertadores no primeiro semestre, mas vai amargar a Série B no segundo semestre.


Grêmio: O tricolor gaúcho começou o ano vendo o rival Inter levar o título gaúcho. As esperanças de retorno imediato à Copa Libertadores ruíram nas semifinais da Copa do Brasil, quando o time foi eliminado pelo campeão Palmeiras. Luxemburgo chegou, depois de deixar o Flamengo, e no Brasileirão conduziu o Grêmio de volta à Libertadores depois do terceiro lugar. Mas vai ter de disputar a Fase Preliminar contra ninguém menos que a LDU-EQU e a altidude de Quito.

Internacional: Começou o ano melhor que o rival, mas terminou muito pior, de maneira melancólica. Na Libertadores caiu ainda nas oitavas de final para o Fluminense, depois de duas partidas dramáticas. Venceu o Gaúchão, mas fez um segundo semestre horrível, com direito a brigas e intrigas entre jogadores, diretoria e comissão técnica. Tudo aos olhos da mídia. Dorival Júnior e Fernandão tentaram em vão dar jeito no time. O resultado da bagunça foi o 10º lugar no Brasileirão (a pior colocação desde 2007) e a promessa de uma ampla reformulação para 2013, a começar pelo novo treinador, que será Dunga, ex-jogador do clube e da seleção brasileira.


Atlético-MG : Um ano glorioso para o Galo como há muito não se via, apesar de ter conquistado apenas o título mineiro e ter deixado a Copa do Brasil de maneira vexatória. A equipe de Cuca, que iniciou o ano após uma humilhante goleada aplicada pelo rival Cruzeiro, se reestruturou no segundo semestre e trouxe Ronaldinho, em litígio com o Flamengo. O gaúcho vestiu a camisa 49 e foi o maestro da equipe que encantou o país no primeiro turno do Brasileirão. Perdeu o título para o Fluminense, mas vai jogar a Copa Libertadores em 2013 depois de 13 anos afastado. Nunca é demais lembrar que 13 é o número do Galo!

Cruzeiro: Fez o caminho inverso de seu principal rival. Depois de escapar de maneira apoteótica do rebaixamento em 2011, fez uma temporada medíocre em 2012. Eliminado nas semifinais do estadual pelo América, viu o Galo ser o campeão invicto. Na Copa do Brasil caiu ainda nas oitavas de final para o Atlético-PR. E no Brasileiro fez campanha melhor que ano passado, mas terminou só na 9ª colocação. Com uma diretoria omissa, um time enfraquecido e uma comissão técnica inexperiente, o Cruzeiro não tem boas perspectivas de futuro.

Ranking Futebol e Samba

O grande vencedor de 2012, o Corinthians, somou nada menos que 300 pontos neste ano e saltou do oitavo para o terceiro lugar no ranking, encostando nos líderes São Paulo e Santos, que ainda lideram com folga. O título da Sul-Americana fez o tricolor abrir 70 pontos em relação aos santistas. O Fluminense superou o Atlético-MG depois da conquista do tetra-campeonato brasileiro. Confira abaixo a nova configuração do ranking:

Nenhum comentário: