sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O caminho dos brasileiros na Copa Libertadores


Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo, os representantes brasileiros na ediçcão de 2013 da Copa Libertadores já sabem quem são os seus adversários na luta pelo cobiçado título continental. Em cerimônia realizada nesta sexta, 21, na sede da Conmebol, no Paraguai, o sorteio dos grupos e dos confrontos eliminatórios da Fase Preliminar, confirmou o caminho de todos os 36 postulantes ao título. Veja a situação de cada um dos brasileiros:

Grêmio: Certamente o mais azarado neste sorteio. De cara vai ter que encarar, ainda em janeiro, a tradicional LDU do Equador, campeã da Libertadores em 2008, em um dos confrontos da Fase Preliminar. O jogo de volta será em Porto Alegre, mas o primeiro será na altitude de Quito. E se passar para a Fase de Grupos, o Grêmio cairá no grupo do Fluminense, que tem ainda o Huachipato-CHI e o Caracas-VEN. Promessa de fortes emoções para os gremistas.

São Paulo: Os são paulinos tiveram melhor sorte que os gremistas no sorteio da Fase Preliminar. Mas também terá de encarar a altidude. O adversário será o boliviano Bolívar, que está indo para sua 29a. participação. O tricolor decidirá a vaga fora de casa e provavelmente fará o resultado necessário no Morumbi. Caso garanta a provável classificação à Fase de Grupos, o São Paulo cairá no grupo do Atlético-MG, que terá ainda o Arsenal-ARG e o The Strongest-BOL. Não é um grupo fácil.

Atlético-MG: Vice-campeão brasileiro, o Galo foi sorteado no grupo 3 e vai encarar o Arsenal-ARG, o The Strongest-BOL e o vencedor do confronto da Fase Preliminar entre São Paulo x Bolivar-BOL. Curiosamente o Galo teve o tricolor paulista no caminho em duas das outras quatro participações que teve na Libertadores (em 1972 e 1978): em quatro jogos, foram três empates e uma vitória. Um grupo complicado para o Galo.

Corinthians: O campeão de 2012 foi sorteado em um grupo relativamente tranquilo e deve passar fácil à fase de oitavas de final. Entretanto a logística promete ser complicada. Viagens ao México (Tijuana), à Colômbia (Millionarios) e à Bolívia (San José) irão acontecer. Mas nada que impeça o avanço do Timão à Fase Final. É o grupo mais tranquilo dentre os brasileiros.

Fluminense: O tetra-campeão brasileiro e fortíssimo candidato a seu primeiro título internacional novamente cai em um grupo pesado na Libertadores. O campeão chileno (Huachipato) e o Caracas da Venezuela estão no caminho tricolor. Além do vencedor do congronto entre a carrasca LDU e o Grêmio. Jogos complicados e viagens longas. O Engenhão será importantíssimo!

Palmeiras: O Verdão é uma grande incógnita. Rebaixado e com o time enfraquecido teoricamente tende a penar na Libertadores. O grupo não é simples e tem o Libertad (PAR), time quem vem fazendo bons papeis nas últimas Libertadores e o Sporting Cristal (PER), que foi finalista da Libertadores em 1997 e perdeu o título para o Cruzeiro. Além disso ainda terá o vencedor do duelo entre o Deportivo Anzóategui (VEN) e o argentino Tigres, que armou o maior barraco na final da Sul-Americana contra o São Paulo. Abre o olho Palmeiras!

Nenhum comentário: