domingo, 16 de dezembro de 2012

Como o Corinthians conquistou o mundo

E depois da América, o mundo é do Corinthians! A vitória por 1 a 0 sobre o poderoso clube inglês Chelsea foi a segunda conquista do clube paulista e a décima de um brasileiro, que agora lidera o ranking de títulos por país. E a conquista veio em um 16 de dezembro, data em que o Corinthians conquistou pela primeira vez o título de campeão brasileiro em 1990.

Sim, há 22 anos atrás o Corinthians só tinha a torcida para se orgulhar, pois era um clube que só tinha em sua sala de troféus títulos estaduais. Nestas pouco mais de duas décadas o Timão ganhou cinco Campeonatos Brasileiros (1990, 1998, 1999, 2005 e 2011) - ninguém conquistou mais no período - o Mundial pela primeira vez em 2000, a Copa do Brasil em 2009 e finalmente a sonhada Libertadores neste ano.

Entretanto há um hiato nestes 22 anos de poderio alvinegro. Entre 2001 e 2007 o Corinthians fez pífias campanhas nos torneios de expressão e atolado em uma crise institucional acabou rebaixado pela primeira vez em sua história em 2007. E foi justamente naquele 2 de dezembro que o clube começou a conquistar o mundo.

O heroi da conquista não poderia ter nome mais corintiano: Guerrero!
É claro que nem o mais insano corintiano acreditava nisso há cinco anos atrás. O então presidente Andrés Sanchez deu início a uma gestão profissional e moderna e trouxe Mano Menezes para comandar o desafio de retornar à elite. De volta ao seu lugar o Corinthians trouxe o fenômeno Ronaldo em uma transação que mudou a sua história. O jogador, além de seu inegável talento dentro de campo, trouxe todo seu conhecimento de mercado e colocou o Corinthians no mapa do futebol mundial.

Ronaldo parou, mas o Corinthians não! O clube trouxe Tite, que em 2010 tinha a função de reerguer o único clube brasileiro na história a cair na Fase Preliminar da Copa Libertadores. Com o treinador o Timão foi terceiro lugar no Brasileiro e no ano seguinte conquistou o penta. Tite é responsável direto pela trinca de conquistas do Brasileiro de 2011 e da Libertadores e do Mundial em 2012.

Em cada setor do clube há seriedade e competência. Um clube que pensa de acordo com o seu tamanho e sabe que no futebol atual não há espaço para aquela velha arrogância de acreditar que camisa e torcedores garantem por si só o sucesso. Isso pode ter funcionado em um passado distante, não mais atualmente. E o Corinthians hoje não é só campeão do mundo. É um clube que tem estrutura, tem o melhor treinador do país, possui a marca mais valiosa do futebol brasileiro, está às vésperas de inaugurar um moderno estádio. O céú é o limite para o Sport Club Corinthians Paulista, o dono do mundo! 

Nenhum comentário: