quarta-feira, 15 de maio de 2013

Embaixada Carioca: o Flamengo em Juiz de Fora

Juiz de Fora é uma cidade da zona da mata mineira, com pouco mais de 500 mil habitantes, e uma das mais importantes do estado de Minas Gerais. Entretanto, pela proximidade com o Rio de Janeiro (cerca de 150 km), o povo juizforano costuma ser muito mais adepto da cultura e dos times cariocas que dos mineiros. A simpática cidade é muito mais conhecida como embaixada carioca do que por qualquer outro motivo. Por isso, por lá as torcidas de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco superam facilmente a dos mineiros Cruzeiro e Atlético.

O Flamengo volta à Juiz de Fora, depois de quase seis anos de sua última partida por lá (vitória por 3 a 1 sobre o América-RN). Sem estádio para jogar na capital fluminense, o Fla começará por JF uma espécie de turnê por vários estados brasileiros. Com uma legião de rubro-negros na cidade mineira, a história rubro-negra na cidade tem momentos gloriosos e dramáticos para o Flamengo.

Ao entrar em campo para enfrentar o Campinense logo mais, o time do Flamengo atuará pela 40a. vez em Juiz de Fora. Para avançar à terceira fase da Copa do Brasil, basta um empate ou até mesmo uma derrota por 1 a 0. Se perder por 2 a 1 a decisão da vaga se definirá nos pênaltis. Nas outras 39 vezes em que jogou em JF, o Fla saiu vencedor 25 vezes, empatou oito e perdeu apenas seis, a última delas em 1990 para o Grêmio, por 1 a 0.

Estádio Radialista Mário Helênio deve estar lotado logo mais.

Sempre que precisou da força da torcida juizforana, o Fla obteve apoio incondicional. Na primeira conquista da Copa do Brasil, em 1990, o Fla jogou a final em Juiz de Fora contra o Goiás. O último gol em partida oficial marcado por Zico, também aconteceu no estádio Radialista Mário Helênio, em uma goleada aplicada sobre o Fluminense: 5 a 0. Esta partida marcou a inauguração do estádio municipal.

Entretanto nem tudo foram flores em Juiz de Fora. Em algumas oportunidades o Fla usou a força da torcida local para escapar da fúria dos cariocas, quando o clube beirava o rebaixamento à segunda divisão. Em 2001, com uma queda que parecia iminente, o Fla mandou os confrontos contra Internacional e Palmeiras em Juiz de Fora e saiu vitorioso nas duas oportunidades, mantendo-se na primeira divisão.

Desta vez a situação é bem mais tranquila e o Fla é franco favorito para avançar de fase. A diretoria rubro-negra prometeu mandar outros jogos pelo Campeonato Brasileiro em Juiz de Fora. A diretoria inclusive já confirmou o jogo contra a Ponte Preta (dia 25/05) para a cidade. Os mineiros mais cariocas do Brasil certamente irão lotar o Mário Helênio sempre que o Flamengo estiver por lá.

Nenhum comentário: