quarta-feira, 1 de maio de 2013

Ôxente Mengão...

Flamengo e Campinense-PB começam nesta quarta a brigar por uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil na cidade paraibana de Campina Grande. Eliminado precocemente do Estadual, o rubro-negro carioca pode evitar o jogo de volta caso vença o também rubro-negro paraibano por dois ou mais gols de diferença. Tarefa que não será fácil, uma vez que o time da Paraíba é o atual campeão do Nordeste e lidera o estadual local.

Entretanto um outro fator sempre chama a atenção toda vez que o Flamengo vai jogar no Nordeste do Brasil. A impressionante legião de torcedores do clube que vivem por lá. Não é exagero dizer que se o Flamengo é hoje o clube mais querido do Brasil, isto se deve à torcida que tem no Nordeste. No local do jogo de hoje, o estado da Paraíba, o Fla tem 42% da preferência dos paraibanos. Em toda a região, o rubro-negro só não lidera em Pernambuco e no Ceará, que junto com a Bahia, são os centros de futebol mais desenvolvidos por lá. De acordo com recente pesquisa da Pluri Consultoria, o Flamengo possui 22% dos torcedores da região Nordeste. Quase o triplo do segundo colocado, o Corinthians, com 8%.

O estádio Amigão, em Campina Grande, onde o Fla jamais perdeu.

Ao longo de sua história o Flamengo já realizou 353 partidas nos nove estados que compõem a região Nordeste - Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Conseguiu 197 vitórias, 91 empates e saiu derrotado 65 vezes. Um aproveitamento superior a 60% nos estados que, apesar de não terem hoje mais grandes times disputando títulos importantes, possuem a torcida mais apaixonada por futebol do Brasil.

O jogo desta quarta acontece no estádio Amigão, casa do Campinense e também do Treze, o grande rival do clube rubro-negro. O Fla só atuou lá quatro vezes e em nenhuma delas o adversário foi o desta noite (três vezes o Treze e uma vez o Fluminense). Foram três vitórias e um empate. Contra o Campinense o rubro-negro só jogou em duas ocasiões - empate por 2 a 2 em 1959 e vitória por 3 a 0 em 1960. A primeira e única derrota do Fla no estado da Paraíba aconteceu justamente na primeira vez em que atuou lá em 1952, 3 a 2 para um combinado de atletas do Botafogo e do Auto Esporte, na capital João Pessoa.  

Nenhum comentário: