terça-feira, 10 de março de 2009

Fenômeno....

Definição para a palavra fenômeno encontrada no dicionário.

* tudo o que se observa na natureza; o que acontece e que se pode observar; fato ou acontecimento raro e espantoso.



O craque Ronaldo começou a ser chamado de fenômeno no auge de sua carreira, quando se transferiu, em 1997, do Barcelona (ESP) para o Internazionale (ITA) numa das transferências mais caras do futebol mundial na época. Era chamado assim pois, além de fazer gols e mais gols pela nova equipe, vencer duas vezes consecutivas o título de melhor do mundo da FIFA, ele ainda era um fenômeno de marketing. Contratos milionários pipocavam naquela altura. Enfim, Ronaldo justificava o título de Fenômeno.

Doze anos se passaram. Três lesões de joelho graves. Três Copas do Mundo no currículo, com um título e o recorde absoluto de gols em Copas, muitas confusões, desconfiança, polêmicas.

Como um torcedor do Flamengo, fiquei muito decepcionado com Ronaldo num primeiro momento, quando soube que o craque escolheu o Corinthians para sua volta ao futebol, em detrimento do Flamengo, que é seu clube de coração. Mas após pensar e analisar, cheguei à conclusão de que a culpa não fora de Ronaldo, mas este assunto não vem ao caso agora, talvez num outro post.

Ronaldo se lesionou pela terceira vez com gravidade na carreira, no dia 13 de fevereiro de 2008. A imensa maioria das pessoas dava o veredicto: "agora acabou". Eu não. Sempre acreditei. Sempre torci. Sempre soube que ele ia voltar com toda a força, como aconteceu da outra vez.

Ainda é cedo para dizer, mas o gol incrível marcado na última rodada contra o Palmeiras não me deixa nenhuma dúvida. Ronaldo voltará a nos encher de alegria de novo. Aquele gol não foi um gol do Corinthians. Aquele gol foi do Brasil, foi do futebol brasileiro, foi para quem gosta deste fascinantes esporte bretão.

Confesso que senti um nó na garganta com aquele gol. Fiquei emocionado sim, porque é muito gratificante presenciar mais um renascimento de Ronaldo. Nuca comemorei tanto um gol que não fosse do meu time. Como comemorei todos os 15 gols do fenômeno nas três Copas que ele jogou.

Há os que dizem que ainda há muito o que melhorar, tanto física quanto tecnicamente. Concordo. Não é porque fez um gol aos 47 minutos do segundo tempo contra o maior rival do Corinthians que Ronaldo já provou que voltou. Até porque ele não tem que provar mais nada para ninguém.

Os céticos dizem que ele jamais voltará a ser o fenômeno. Discordo. Porque ele nunca deixou de ser. Mesmo parado. Mesmo envolvido em confusões, polêmicas. Até porque os atos de Ronaldo, dentro e fora de campo, sempre mereceram o mesmo e amplo destaque na mídia internacional. Que jogador conseguiu isso na história do futebol.

É ou não é raro e espantoso ??

Nenhum comentário: