segunda-feira, 27 de abril de 2009

Só os cariocas ainda torcem

Após as primeiras partidas decisivas dos principais estaduais do Brasil, Carioca, Mineiro e Paulista, podemos constatar que apenas no Rio as coisas não estão decididas.

Após um jogo sensacional, Botafogo e Flamengo empataram por 2 a 2 e deixaram para o próximo domingo o grito de campeão. Quem vencer leva o caneco e se houver novo empate a decisão será nos pênaltis. O resultado, na minha visão, foi justo. Isto porque o Flamengo dominou boa parte do primeiro tempo, abriu o placar e, após um apagão, favoreceu o Bota, que virou para 2 a 1. Na segunda etapa, O Fogão dominava as ações e poderia ter ampliado o marcador, assim como o Fla poderia tê-lo feito logo após marcar o primeiro gol da partida. Mas após os 30 minutos da segunda etapa, quando perdeu Maicossuel e Reinaldo por lesão, o alvinegro de General Severiano perdeu seu poder de força no ataque e chamou o Fla para seu campo. Foi quando aos 40 minutos Williams entrou na área, se enrolou com um botafoguense, levantou e chutou. A bola desviou no azarado Emerson (aquele que marcou contra na final da Taça Rio) e morreu no fundo da rede. 2 a 2. Tem coisas que só acontecem ao Botafogo.

Favoritismo: Maicosuel está fora e Reinaldo é dúvida. Cuca acaba de ser suspenso. Acredito estar mais para o Fla. (60% a 40%)

**********

Em Minas o filme se repetiu. O Cruzeiro não tomou o menor conhecimento do Galo e passou por cima do rival. 5 a 0, repetindo o placar da primeira partida da decisão do ano passado. Agora, o Atlético tem de vencer por 5 gols de diferença se quiser levantar ocaneco do Mineiro. Foi a 12ª vitória consecutiva do Cruzeiro sobre o maior rival. O fato é que em Minas Gerais quem canta de galo, e há um bom tempo já, é o Cruzeiro. Venceu cinco, das últimas dez edições do Mineiro. E venceu seis (sete, né !!) das pultimas dez decisões contra o Galo. Convenhamos, a diferença entre os dois times é simplismente gigantesca, apesar de o Galo ter feito a melhor campanha da 1ª Fase e demonstrar alguma força neste primeiro semestre.

Favorito: Não tem. O Cruzeiro já é campeão !!

**********

Em São Paulo a decisão tem nome e sobrenome: Ronaldo Luiz Nazário de Lima. O gordinho simplismente decidiu o campeonato. Com dois lances de pura genialidade marcou dois golaços. No primeiro, após receber uma tijolada vinda da defesa conseguiu dominar a bola com incrível facilidade (parecia que seu pé tinha um imã para atrair a bola) e fuzilou o gol de Fábio Costa para marcar o segundo do Corinthians na decisão. O segundo então foi digno de receber os aplausos do rei Pelé, que estava na arquibancada da Vila Belmiro. Em um lance que parecia despretensioso, o Fenômeno viu Fábio Costa adiantado e mandou por cobertura. Um lance sensacional. E que dá uma vantagem gigantesca ao Corinthians, que jogará a segunda partida em casa.

Favoritismo: Corinthians está com mas duas mãos na taça. Basta erguero o troféu. (90% a 10%)

Nenhum comentário: