domingo, 5 de abril de 2009

Um FLA X FLU sempre será um FLA X FLU

Eu sempre gostei dos Fla x Flus. Acho o jogo que mais traduz o charme e o encanto do futebol da cidade do Rio de Janeiro. E não faltam razões para esta opinião. Desde o primeiro jogo entre as equipes, lá em 1912, Flamengo e Fluminense já protagonizaram jogos inesquecíveis em todos os sentidos. Nada contra os demais, mas para mim, o Fla x Flu é o maior clássico do futebol brasileiro pelo conjunto da obra.

Porém, nos últimos clássicos este grande jogo vem sendo sempre esvaziado. A última vez que me lembro de um Fla x Flu com o Maraca lotado havia sido em 2004, quando eles decidiram a Taça GB daquele ano, com vitória para os rubro-negros.

http://aycu32.webshots.com/image/28031/2002097138371648947_rs.jpg

Para o jogo que foi realizado hoje no Maraca, a mesma expectativa. Um amistoso de luxo com o Maracanã às moscas, já que ambos já estavam classificados às semis da Taça Rio. O Flamengo entrou em campo com apenas 4 titulares. O Flu escalou força máxima. Fred começo jogando.

E o que se viu em campo foi um belo jogo. Cheio de alternativas. E com aquela boa e velha mística de volta. O primeiro tempo foi bem morno. O Flamengo assustou com Fierro, aos 25'. O chileno perdeu cara a cara com o goleiro Fernando Henrique. O Flu respondeu 2 minutos depois. Thiago Neves chtou na rede pelo lado de fora, após cruzamento de Éverton Santos. A primeira etapa ficou restrita a isto.

Sem Juan, o Fla escalou o jovem Egídio. E perdeu muito em qualidade pelo setor esquerdo. Por outro lado, o limitado Mariano, do Flu, não soube aproveitar os espaços deixados pelo rubro-negro. Estava claro. Para vencer o clássico, era só explorar aquela região com inteligência.

Para o segundo tempo, Cuca tirou Egídio e escalou o estreante Emerson. Ele estaria escrevendo a história de mais um memorável Fla x Flu com esta alteração. A segunda etapa começou com o Fla sufocando o Flu. Mas foi do tricolor a melhor chance até então. Conca bateu firme e o reserva Diego, um dos grandes nomes do Fla no jogo, fez a defesa mais difícil do jogo.

O jogo era eletrizante com chances de gol alternadas. Mas aos 32' da etapa final o jovem atacante Maicon abriu o placar para o Fluminense com um chute rasteiro no canto esquerdo, após cruzamento de Mariano.

Sem se entregar o Fla partiu para cima do rival. O tricolor cometeu um grande pecado. Se encolheu contra o flamengo no Maracanã. E aí passou a jogar contra 12. O rubro-negro e sua inflamada torcida, que não parou de cantar 1 segundo. Mas os guerreiros tricolores suportaram até os 48' do segundo tempo.

Emerson, atacante estreante do Flamengo, empatou o clássico após uma confusa jogada. Erick Flores cruzou, Welinton desviou para o meio da área e o iluminado estreante empatou de cabeça para frustração dos tricolores e alegria dos rubro-negros.


Um Fla x Flu digno dos velhos tempos de Nelson Rodrigues e Mário Filho.

Todos acharam que seriam apenas um amistoso de luxo.

Não.

Um Fla x Flu nunca será um amistoso.

Um Fla x Flu sempre será um Fla x Flu.

Nenhum comentário: