sexta-feira, 3 de abril de 2009

Uma nova era...

Terminou oficialmente hoje a maior parceria da história do esporte brasileiro. Após 25 anos de um longo e vencedor casamento, Flamengo e Petrobrás romperam de vez. De vez, porque o contrato já havia se encerrado em dezembro passado, mas o Fla resolveu manter a marca da Petrobrás em sua camisa. E porquê fez isso? Amizade? Gratidão? Esperança? Não sei. Acredito num misto das três coisas.

Passando por uma das piores crises financeiras de sua história, o rubro-negro carioca deixará de ganhar 25 milhõs de reais por ano. Será a derrocada de um dos maiores clubes do mundo? Não. Por mais paradoxal que possa parecer, é o início de uma nova era. Vitoriosa, se houver maturidade e competência de dirigentes para saber explorar a potência de uma marca como o Flamengo.


Na prática o Flamengo nunca foi patrocinado pela Petrobrás. Todo contrato de patrocínio que envolve uma empresa estatal e uma instituição privada requer que a última apresente, a cada ano, a chamada CND (Certidão Negativa de Débito), que nada mais é que uma comprovação de que tal instituição não está em débito com o fisco. Não é segredo para ninguém que as dívidas do Fla beiram a casa de R$ 300 milhões.

As CND'S não são necessárias em caso de relação entre duas instituições privadas. E é aí que reside, na minha visão, a salvação! Com a força da marca Flamengo aliada a uma empresa de capital forte, ambos podem lucrar e muito com uma parceria. Palavras de um diretor do Mengão: "Estamos no mercado". Verdade.




Como o contrato com a Petrobrás foi assinado em 1984, arrisco dizer que o Fla nunca esteve no mercado. Pelo menos, não nos moldes atuais. Uma nova parceria, aliada a projetos de marketing fortes e consistentes podem ser a salvação da maior torcida do mundo. Há de haver, como disse, competência, planejamento e estratégia para que tudo dê certo. E fiscalização. Se seguirem esta cartilha não há como dar errado.

É conferir. E torcer.

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