sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Chegou a hora da verdade!





Para quem curte o samba e o carnaval apenas nesta fase em que o reinado de Momo de aproxima, fica a impressão de que o desfile das escolas de samba começa quando a escola entra na avenida e termina quando ela sai. Não, o cliclo se encerra naquela noite mas tem início no mínimo seis meses antes com a escolha de enredos, definição do sorteio das ordens de apresentação e dos sambas -enredos, além do treinamento dos ensaios. Isso sem falar no incessante trabalho para a confecção do carnaval nos Barracões.


E neste domingo todo o trabalho do ano será posto à prova quando a Renascer de Jacarepaguá pisar na avenida pela primeira vez em sua história como escola do Grupo Especial. Depois da agremiação da Zona Oeste, outras 12 passarão pela nova Marquês de Sapucaí naquele que é mundialmente reconhecido como o Maior Espetáculo da Terra.

Espetáculo este que terá uma nova nuance em 2012. O Sambódromo foi totalmente reformado e finalmente adequado ao projeto original de Oscar Niyemeier, que previa arquibancadas dos dois lados da pista. Com a conclusão das obras mais 12.500 pessoas poderão curtir os desfiles. Para as escolas um novo desafio estético, já que só haverá público dos dois lados e audio-visual, uma vez que o som deve se propagar mais facilmente com o rompimento do antigo paredão dos camarotes.

A partir de agora, o Futebol e Samba analisa como chegam para este carnaval as 13 agremiações do Grupo Especial. Obdecendo à ordem de desfiles sorteada pela LIESA em junho de 2011!

Escolas de Domingo:

Renascer de Jacarepaguá: É dura a missão da Renascer. A escola da zona oeste abre os desfiles homenageando o desconhecido pintor brasileiro Romero Britto. Um enredo que não deixa de ser original, mas que peca pela falta de riqueza de detalhes da vida de um artista com pouca representatividade. O samba não é dos piores e para quem abre a noite é até animado. Nos últimos 12 anos, 10 escolas que abriram o carnaval foram rebaixadas de volta. A Renascer fez ensaios técnicos honestos, mas é candidatíssima ao rebaixamento!

Portela: Os desfiles começam por volta das 21h e já antes da 00h a grande expectativa deste carnaval pisará a avenida. A Portela tem o melhor samba-enredo do século XXI até aqui (apesar de eu achar que não foi o grande destaque dos ensaios técnicos) e tem um enredo com a sua cara. Ao falar das grandes manifestações festivas da Bahia, com a histórica Clara Nunes (que será interpretada pela cantora Vanessa da Matta) como mestre de cerimônias, uma certeza podemos ter com o desfile da azul e branco de Madureira: emoção. Em 2012, a Portela está mais organizada, com patrocínio do governo baiano. Brigará pelo campeonato, que não vem de maneira individual há 42 anos.

Imperatriz: A outrora escola imbatível do fim dos anos 90 vive outros tempos. E se naquela época o samba era relegado a segundo plano para colocar em prática o luxo e a perfeição, a situação se inverteu. Talvez a agremiação de Ramos seja a escola que tenha sido mais feliz ao longo dos últimos carnavais nas escolhas de samba. Prova disso é o bom desempenho do hino de 2012 nos dois ensaios técnicos da escola. Este ano Max Lopes traz para a Sapucaí a história de Jorge Amado, passando pela Bahia. Será curioso pois a escola vem logo depois da Portela que também fala do estado. Eu acredito que os torcedores gresilenses sonham no máximo com uma vaga nas campeãs.

Mocidade: Se teremos um efeito comparativo entre os enredos de Portela e Imperatriz, isso também acontecerá entre Renascer e Mocidade. A agremiação de Padre Miguel vem contando a história do pintor brasileiro Cândido Portinari, sob a criação do multi-campeão Alexandre Louzada. Eu não gosto deste samba da Mocidade, mas tem muita gente boa que o elogia e diz que ele acontecerá na avenida. Tomara, pois conhecendo o trabalho de Louzada se isto acontecer a escola pode quem sabe sonhar com uma volta ao Sábado das Campeãs, o que não acontece com a escola há nove carnavais. Os ensaios técnicos não foram nada animadores, com erros primários Sonhar com mais que uma volta no sábado das campeãs isso é pura utopia!

Porto da Pedra: É pule de dez! Dificilmente a escola de São Gonçalo permanecerá na elite em 2013. Como não bastasse a agremiação não ser das mais importantes do carnaval, uma série de equívocos cometidos pela direção da escola vai cobrar um altíssimo preço ao final do desfile. O enredo patrocinado pela Danone será sobre o iougurte (!?) e o samba é absurdamente ruim, tanto que se arrastou nos dois ensaios técnicos da agremiação. Não bastasse tudo isso a escola servirá de "sala de espera" para o desfile da Beija-Flor. Não se pode vender assim o maior patrimônio de uma escola. O resultado será catastrófico!

Beija-Flor: Atual campeã do carnaval, em um resultado pra lá de discutível ano passado, o povo de Nilópolis vem de novo para brigar pelo carnaval. Não poderia ser diferente. A escola ganou seis dos últimos dez carnavais, questionáveis ou não. O enredo deste ano é sobre o Maranhão (a cara da agremiação), mas o samba é abaixo daquilo que a escola pode produzir, tanto que não rendeu em nenhum dos dois ensaios técnicos. Promete-se uma grande homenagem ao maranhense Joãosinho Trinta no desfile, com a presença de mendigos, remetendo ao "Ratos e Urubus" de 1989. A Beija-Flor é sempre candidata.

Vila Isabel: Ao lado da Portela, a Vila tem também um grande samba-enredo. E vai fechar com chave de ouro o desfile de domingo. Arrisco-me a afirmar que o samba da escola cresceu mais durante os ensaios técnicos do que o da própria Portela. Some-se a isso o fato de que a escola estar beliscando o campeonato ano a ano (chegou a vencer em 2006), um enredo com a cara da Vila Isabel (Angola), que como diz bem a letra da obra de Arlindo Cruz e André Diniz, "incorpora outra vez Kizomba", e a reconhecida competência de Rosa Magalhães eu posso atestare: a Vila Isabel é forte candidata ao título. 


Escolas de Segunda:

São Clemente: A irreverente escola de Botafogo abre a segunda noite de desfiles cercada de muita expectativa. A agremiação (que está completando 50 anos) resgata o seu perfil de escola mais irreverente da avenida. Com um enredo sobre os musicais, a ser desenvolvido pelo promissor Fábio Ricardo, a São Clemente esperta se manter no Grupo Especial pelo terceiro ano consecutivo, o que seria um fato inédito na história. Eu sinceramente acredito ser possível para a escola conseguir este feito, uma vez que ela se organizou muito neste último ano e conta com o patrocínio da Skol, um dos mais fortes deste carnaval. O samba foi um dos mais bem gravados no CD, mas não rendeu tanto no único ensaio técnico da escola.

União da Ilha: Vencedora do Estandarte de Ouro de melhor escola em 2011, mesmo sem estar sendo julgada pela LIESA, a Ilha optou por um enredo a meu ver equivocado e sem nenhum brilho, ao tentar fazer uma ponte esdrúxula entre Londres e Rio de Janeiro. O samba  vem recebendo muitas críticas durante todo o período de pré-carnaval devido à junção de obras finalistas que foi realizado. Sinceramente, em minha opinião se não é nenhuma obra-prima está longe de ser um "boi com abóbora". Vale ressaltar que a escola tem o melhor puxador do carnaval atualmente, Ito Melodia. A Ilha fez dois ensaios medianos na Sapucaí e deve permanecer no Grupo Especial. 

Salgueiro: A grande favorita do carnaval 2012 é o Salgueiro. Em 2011 fez o melhor desfile, mas foi derrotada por ela mesma ao estourar em 10 minutos o tempo máximo de desfile, perdendo 1 ponto na apuração. O enredo sobre a literatura de cordel será desenvolvido por um dos melhores carnavalescos da história, que jamais deixou de se renovar: Renato Lage. Some-se a isso o fato de o samba ter crescido muito nos ensaios e a comunidade tijucana ser reconhecida por sua garra. Se fizer um bom trabalho plástico e controlar sua grandiosidade, o Salgueiro vem para ser campeão!

Mangueira: A segunda de carnaval nos brinda com duas agremiações gigantescas a desfilar uma após a outra. Como acontece em todo ano, a Mangueira não tem dinheiro, não tem patrocínio, mas tem sérios problemas de barracão com fantasias e alegorias sem o devido acabamento. Entretanto a agremiação sempre se supera nos quesitos ligados ao samba. O enredo sobre o bloco Cacique de Ramos promete enlouquecer a avenida, com direito a uma supresa que seria o casal de mestre-sala e porta-bandeira entrar na bateria durante uma das paradinhas de mestre Aílton. O único ensaio realizado pela escola foi regular. Eu creio que a Mangueira brigue por uma vaga no Sábado das Campeãs!

Unidos da Tijuca: Ao lado do Salgueiro é a minha aposta para o título. Desde 2010 a Tijuca imprimiu um novo estilo de se fazer carnaval e tem em Paulo Barros uma grande estrela. Do impactante carro do DNA em 2004 pra cá, todo ano ele cria uma novidade que faz a avenida tremer. Falar sobre Luiz Gonzaga será um grande desafio para Paulo, já que é um enredo totalmente fora de seus padrões. Eu acredito que ele tenha talento para se sair bem. O samba da escola não está entre os melhores deste ano, mas está longe de ser ruim, na minha opinião. Os dois ensaios realizados pela Tijuca comprovam que ela é a escola mais organizada do Grupo Especial. E briga forte pelo seu terceiro campeonato.

Grande Rio: Encerrando a noite de desfiles do Grupo Especial, a Grande Rio é a grande incógnita deste ano. Depois do incêndio que destruiu o carnaval de 2011 da escola, a agremiação de Caxias falará sobre a superação. Um enredo piegas e que tem um samba fraquíssimo. No primeiro ensaio realizado pela escola a comunidade mostrou força e empolgou as arquibancadas, entretanto o segundo treino foi muito fraco. Se conseguir controlar essa vontade que a Grande Rio tem de acolher celebridades que nada tem a ver com a escola, pode até brigar pelo título. Apesar de tudo eu creio que a escola volte para o Sábado das Campeãs.

Eu ressalto que a análise acima se baseia nas informações que eu tenho sobre a preparação de cada escola, seus desempenhos nos ensaios técnicos e claro uma pitada de "achismo" e sexto sentido. No mais é aguardar o show da avenida e brincar o carnaval com paz e alegria!

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu vou torcer é pro Suvaco de Cobra....

Anônimo disse...

Ou para Unidos da Vila Casal....sei lá!! ainda estou em dúvidas. acho que vou consultar o Divino.

Anônimo disse...

De onde são essas escolas ai Parceiro? sa do Grupo de Acesso??