quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Valeu à pena?

02 de fevereiro de 2011. No dia de Iemanjá estreava pelo Flamengo uma das maiores contratações de sua história: Ronaldinho Gaúcho. Cercado de de dúvidas após sua queda de rendimento depois que deixou o Barcelona em 2008. Ronaldinho ainda poderia decidir uma partida? O Flamengo não estaria realizando um investimento de alto risco? R10 se identificaria com a exigente torcida do Flamengo?

Um ano depois, os números do craque estão longes de serem fantásticos, mas são bastante razoáveis. Em 55 jogos atuando pelo rubro-negro, o jogador marcou 21 gols e realizou 9 assistências. Participou, portanto, de 30 gols da equipe nestas partidas. O Ronaldinho do Flamengo mostrou ainda uma nova faceta: muita vontade. Acredito que o empenho foi além da conta, que resultou em vários cartões amarelos, um vermelho e algumas suspensões.


Depois de um ano, Ronaldinho valeu à pena? Em termos de títulos a resposta seria não. Afinal, o Fla em 2011 venceu apenas o Estadual (de maneira invicta), mas fracassou nas principais competições da temporada: a Copa do Brasil e o Brasileirão. Menos mal que o rubro-negro conquistou uma vaga na Libertadores para 2012 (antes teve de encarar o Real Potosí-BOL na fase preliminar da competição).

Ronaldinho é um atleta diferenciado, isso ninguém é capaz de discutir. Eu acredito que, apesar do título carioca ter vindo na primeira metade do ano, foi a partir do Brasileirão que as boas atuações do craque vieram a aparecer. Principalmente na parte final do primeiro turno da principal competição do ano. Sua antológica partida diante do Santos (que nos fez lembrar o velho Ronaldinho do Barça) ficará para sempre na memória dos amantes do futebol.

A vinda de Ronaldinho para o Flamengo foi muito boa para ele. Voltou à seleção, foi eleito o melhor meia do Brasileirão e seus números são bastante razoáveis, como já vimos acima. Entretanto, não tenho tanta certeza se foi tão bom para o clube. O rubro-negro vive tirando leite de pedra para conseguir pagar o astronômico salário de R10 (ainda o deve) e os resultados em termos de títulos ainda são muito poucos. Mas tudo isso vira água com apenas uma boa jogada do craque que joga sorrindo o tempo todo, fato raríssimo nos dias atuais!

Um comentário:

Celso Coelho disse...

Alguns anos atrás o Flamengo fazia CRAQUE na Gávea. Hoje o Flamengo da nadadora busca Crack fora. A CRACOLANDIA RUBRO NEGRA tá bamburrando de Droga: Ronaldinho, Vagner Love, Deivid, etc., etc.,