quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O Fla na terra dos hermanos

O Flamengo inicia nesta quarta, diante do Lanús-ARG, sua caminhada na fase de grupos da Copa Libertadores. Não é a estreia na principal competição das Américas, uma vez que os rubro-negros tiveram de passar pela fase preliminar da competição, onde eliminaram os bolivianos do Real Potosí depois de vencer no Rio (2 a 0) e perder na altitude (2 a 1). 

O Lanús fica localizado na província de mesmo nome na região metropolitana de Buenos Aires, capital da Argentina. Naquela localidade nasceu Diego Maradona, maior jogador argentindo de todos os tempos. Mas o clube da camisa vinho não tem tanta tradição assim. Venceu o torneio nacional apenas uma vez (2007), além da conquista da Copa Conmebol de 1996, maior conquista da história. O Lanús chegou à Copa Libertadores de 2012 por ter conquistado a melhor pontuação na tabela agregada nos torneios Clausura e Apertura.

La Fortaleza: casa do Lanús!
Apesar da tradicional rivalidade entre brasileiros e argentinos, o Flamengo só enfrentou os hermanos pela Libertadores em duas outras edições. Em 1982, como então atual campeão da América, o Fla duelou com o Ríver Plate pela fase final da competição. Venceu por 3 a 0 em Buenos Aires e por 4 a 2 no Maracanã, mas não conseguiu se classificar à final em um grupo que ainda tinha o Peñarol-URU, que acabaria campeão naquele ano. O Fla só voltou a encarar um argentino na edição de 1991. Pelas quartas de final, venceu o Boca Juniors no Rio por 2 a 1, mas sucumbiu na Bombonera sendo derrotado por 3 a 0 e deixando a competição. Será a terceira vez do Fla em Buenos Aires pela Libertadores e a primeira no estádio La Fortaleza, casa do Lanús.

Entretanto a história do Flamengo em território argentino vai além destes míseros dois jogos pela Libertadores. Ao longo de toda a história o Fla já jogou lá 47 vezes, obtendo 13 vitórias, 14 empates e 20 derrotas. A primeira partida do rubro-negro na Argentina aconteceu no ano de 1933, quando foi derrotado por 2 a 1 pela seleção nacional da época. E a última partida aconteceu há dez anos, pela finalíssima da Copa Mercosul de 2001 (disputada em janeiro de 2002) quando os cariocas foram derrotados pelo San Lorenzo nos penaltis. O adversário argentino mais comum do Fla é o River, com quem o rubro-negro já duelou 15 vezes. 

Contra o rival desta noite, o Flamengo jamais jogou. E a última vitória no território argentino veio há 11 anos, diante do San Lorenzo (2 a 1 pela fase inicial da Copa Mercosul). As estatísticas não mentem e evidenciam mais um desafio para Joel Santana e seus comandados: enfrentar os argentinos (ainda mais na Argentina) é tarefa muito mais que árdua!

Nenhum comentário: