terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Enfim a Libertadores





Começa nesta terça (07) a 53ª edição do mais tradicional e importante torneio de futebol da América do Sul. A Copa Libertadores nesta temporada contará com a presença de seis representantes brasileiros. O atual campeão Santos, o campeão brasileiro Corinthians, o campeão da Copa do Brasil Vasco, além de Flamengo, Fluminense e Internacional, que garantiram o acesso pelo Campeonato Brasileiro. No caso de Fla e Inter, a competição já teve início com os jogos da Pré-Libertadores. Os cariocas superaram o Real Potosí-BOL e os gaúchos eliminaram o Once Caldas-COL.


No meu modo de ver são os brasileiros os grandes favoritos para esta edição da competição. Basta lembrar que os dois últimos campeões são daqui. Além disso a última final de Libertadores sem a presença de um clube brasileiro foi em 2004, há oito anos. Sem contar o fato de que todos os nossos representantes são clubes de camisa e com tradição neste torneio. Apenas o Fluminense e o Corinthians nunca a venceram. Vejamos uma análise dos grupos e das chances de cada brasileiro:

Grupo 1 - Santos, Internacional, The Strongest-BOL e Juan Aurich-PER: 
De difícil mesmo para os brasileiros deste grupo apenas os jogos entre eles, na minha opinião. Os dois últimos campeões da Libertadores devem disputar pra ver quem terminará na primeira colocação, já que nem o The Strongest quanto o Juan Aurich tem qualquer tradição na Libertadores.

Grupo 2 - Flamengo, Emelec-EQU, Lanús-ARG e Olimpia-PAR:
O Flamengo não terá vida fácil na fase de grupos. Pode não ser o grupo mais forte da competição, mas todos os adversários têm uma certa tradição. O Olimpia já foi campeão três vezes (1979, 1990 e 2002) e enfrentou o Fla nas edições de 1981 (vencida pelo rubro-negro) e 2002. Além disso ainda há o Lanús, que não é uma grande força mas é argentino e o jogo de estreia será em Buenos Aires. O Emelec deve representar o lado mais fraco do grupo.

Grupo 4 - Fluminense, Arsenal-ARG, Boca Juniors-ARG e Zamora-VEN:
O Fluminense também terá de suar um pouco para passar de fase. Com certeza deve se classificar por ter um dos melhores times de toda a competição, mas precisa já sair ganhando do Arsenal nesta terça em jogo no Engenhão. Acredito que Flu e Boca duelem pela liderança. Arsenal corre por fora e o Zamora tentará no máximo ser uma zebra.

Grupo 5 - Vasco, Allianza Lima-PER, Libertad-PAR e Nacional-URU:
O Vasco deu o azar de cair no grupo da morte da competição, justamente em sua volta depois de ficar 11 anos afastado. Todas as equipes têm tradição e devem fazer jogos complicados com os brasileiros. Principalmente Nacional (que já viveu dias mais gloriosos), com quem o cruzmaltino estreia em São Januário nesta quarta, e o Libertad, que vem fazendo boas Libertadores nos últimos anos (eliminou o Flu ano passado). O Allianza Lima é o mais fraco da chave.

Grupo 6 - Corinthians, Cruz Azul-MEX, Deportivo Táchira-VEN e Nacional-PAR:
O Corinthians, ao contrário do Vasco, levou sorte no sorteio. Dentre os brasileiros é quem deve tar a vida mais facilitada na primeira fase da Libertadores. Apenas o Cruz Azul deve oferecer alguma resitência na partida lá no México, pelo desgaste de uma longa viagem. Fora isso o Timão deve se garantir nas oitavas na primeira colocação e sem sustos.

Nenhum comentário: