terça-feira, 22 de maio de 2012

O Rádio Carioca e suas transformações

Desde que o Garotinho José Carlos araújo deixou de ser o comandante dos esportes da Rádio Globo (ficando apenas com a responsabilidade de narrar as partidas) a Super Rádio Tupi, sob o comando de Luiz Penido, tomou a dianteira da audiência no Rio de Janeiro em um momento histórico para o Rádio Carioca. Tal mudança se deu pelo fato de a Rádio Globo optar pela nacionalização de sua programação, esquecendo-se de que o rádio tem por característica a regionalização da informação. Foram quase dez anos em que a Tupi comandou a audência na capital fluminense.

Entretanto, uma nova mudança se avizinha na história do rádio esportivo do Rio de Janeiro. Uma dança de cadeiras que não se via talvez desde que Garotinho retornou à Rádio Globo em 1984. Agora o locutor decidiu deixar a emissora por onde trabalhou por 42 anos e vai assumir o desafio de conduzir a equipe de esportes da recém criada Bradesco Esportes FM (pertencente ao Grupo Bandeirantes). A rádio terá como característica uma programação toda esportiva, durante todo o dia. Garotinho levou para sua equipe Gilson Ricardo (35 anos de Rádio Globo), Gérson (20 anos), Jorge Eduardo (15 anos) e o jovem Bruno Cantarele.


Um duro golpe na emissora da família Marinho, que já tinha de conviver com o segundo lugar na audiência. Entretanto a Globo reagiu e deu-se então um verdadeiro sacode nos bastidores das principais emissoras do Rio. Luiz Penido, que se revelou na própria emissora em 1969, retornou aos estúdios que deixara em 1988. A Globo trouxe também Valdir Espinosa (o ex-treinador campeão do mundo pelo Grêmio) e o repórter Fábio Azevedo, que já foi da própria emissora, além da TV Band e estava na ESPN Brasil. Além disso promoveu o experiente Eraldo Leite ao cargo de comantarista.

A Tupi foi quem mais perdeu com a tal dança. Primeiro porque Luiz Penido rendia muito para a emissora do grupo Diários Associados, tanto no aspecto comercial e, claro, por puxar a liderança da audiência. Assim que chegou à Globo Penido tratou de resgatar o estilo que levou a Tupi à ponta: a regionalização da programação. O Panorama Esportivo terá seu bloco local de 22h às 23h30 e o Globo Esportivo já abordava exclusivamente os times do Rio.

Mas não são só as grandes Globo e Tupi que movimentam o mercado. A Rádio Transamérica anunciou uma nova equipe de esportes, capitaneada pelo narrador Edilson Silva e o comentarista Ronaldo Castro. Corre à boca pequena que a emissora quer trazer o irreverente Jorge Nunes, o que se configuraria em outro duro golpe na Tupi. Dança de cadeiras aqui e acolá à parte, temos agora quatro opções para o ouvinte e porque não dizer para os próprios profissionais. É bom para todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho muito boa essa mudança no rádio do Rio. E acho que a radio Tupi mais dias, menos dias se encontra de novo. Acho que o Apolinho é muito mais importante do que o Luiz Penido para a liderança da emissora.