quarta-feira, 23 de maio de 2012

Os tabus no caminho de Vasco e Flu

Nesta quarta os cariocas Vasco e Fluminense lutam para chegar na semifinal da Libertadores, naquela que já é a maior campanha do futebol carioca na história desta competição. O Flu encara o gigante Boca no Engenhão às 19h30 e precisa fazer uma vitória por dois gols de diferença para avançar. Se vencer pela diferença mínima não pode sofrer gols, a não ser que seja por 1 a 0, neste caso a vaga seria decidida nos pênaltis. Qualquer outro resultado classifica os argentinos, que já foram seis vezes campeões da Libertadores, mas caíram diante do Flu em 2008.

A missão do Vasco é mais "simples", mas nem tanto. Com o 0 a 0 no jogo de ida com o Corinthians no Rio a vaga fica com os cariocas após qualquer empate com gols no Pacaembu a partir das 22h. Quem vencer passa para as semifinais e um novo placar em branco faz com que a decisão vá para a disputa de pênaltis. Vale ressaltar que pelo regulamento esdrúxulo da Libertadores, caso o Santos seja eliminado pelo Velez, e Vasco (ou Corinthians) e Flu passem, eles se enfrentariam na semi, mesmo estando em chaves opstas. Tudo para evitar uma final brasileira.

Diante de um Engenhão lotado o Flu tentará fazer o que os últimos 58 adversários do Boca Juniors não conseguiram. Derrotar os xeneizes por dois ou mais gols de diferença. Mas os torcedores tricolores podem se recordar também de que os argentinos estavam invictos havia 36 partidas na Bomobonera e o Flu venceu por 2 a 1 pela fase de grupos. O Boca atuando fora de casa nesta Libertadores disputou quatro partidas e ainda não perdeu, além de não ter marcado gols apenas uma vez. O Flu no Engenhão não fez nenhum placar que o classifique diretamente (venceu duas vezes por 1 a 0 e outra por 2 a 1, além do revés para o próprio Boca por 2 a 0 na fase de grupos). Batalha árdua para o time de guerreiros.

O Vasco joga por um gol em São Paulo. Mesmo que saia em desvantagem para o Corinthians, basta marcar o empate que a vaga fica com o Gigante da Colina. Some-se a isso o fato de que a pressão psicológica desta vez está do lado do Timão e o time de Cristóvão tem feitos jogos melhores fora de casa. Mas também é um fato que o Corinthians ainda não sofreu sequer um gol no Pacaembu nesta Libertadores. Fora de seus domínios o Vasco perdeu apenas uma vez (2x1 para o Lanus). Os outros três resultados do clube longe de São Januário nesta Libertadores classificariam-no para as semifinais. Também será preciso muito brio aos vascaínos para garantir dois cariocas numa semifinal de Libertadores, fato histórico e inédito!

Nenhum comentário: