quarta-feira, 16 de maio de 2012

Os gigantes alvinegros

Ao entrarem no gramado de São Januário para iniciar uma disputa que vale vaga na semifinal da Libertadores, Vasco e Corinthians evocarão não somente a mística da principal competição do continente, mas sim o próprio histórico de um duelo de clubes que já protagonizaram grandes momento na história do futebol brasileiro. Ambos possuem quatro títulos brasileiros, mas os corinthianos possuem duas Copas do Brasil contra uma do Vasco. Em contrapartida, o Gigante da Colina têm três conquistas continentais e o Timão nenhuma, apesar do Mundial de 2000 conquistado justamente sobre os vascaínos em pleno Maracanã.

O confronto Vasco x Corinthians registra 106 partidas ao longo da história. E há ligeira vantagem dos paulistas: 42 vitórias contra 35 dos cariocas. Foram 29 empates. Os dois gigantes do nosso futebol viveram maus momentos ao serem rebaixados menos de dez anos depois de decidirem aquele Mundial em 2000. O Corinthians desceu em 2007 e o Vasco logo no ano seguinte. Ambos retornaram e disputaram ponto a ponto o título do Campeonato Brasileiro de 2011, vencido pelo Corinthians.


Em confrontos eliminatórios, os chamados mata-mata, a vanatagem também é do Corinthians. Em duas ocasiões pela Copa do Brasil (ambas em semi-finais) o Timão tirou o Vascão. Em 1995 o Corinthians venceu no Rio e goleou em SP e em 2009 dois empates (1x1 no Rio e 0x0 em SP) qualificaram o time paulista. Em ambas oportunidades o Corinthians acabou campeão.  Em torneios internacionais também deu Corinthians na Sul-Americana de 2006 e, claro, no Mundial de 2000. Portanto o Vasco jamais eliminou o Corinthians de um mata-mata, como é o caso do atual duelo.

Mas os vascaínos têm bons jogos na memória contra o Corinthians. Pelo Brasileiro de 1980, o jogo do retorno de Roberto Dinamite do Barcelona (ele por pouco não foi parar no rival Flamengo) foi diante do Corinthians e o resultado uma goleada: 5x2, com direito a cinco gols do atual presidente vascaíno. O Vasco também goleou nos Brasileiros de 1987, 1992 e 1999, quando ambos estreavam e o Timão era o então campeão brasileiro e o Vasco da Libertadores. No ano em que o Corinthians caiu, o Vasco venceu em SP por 2 a 1 e ajudou a afundar o rival. 

Que logo mais em São Januário possamos ver apenas uma batalha pela vitória e que a paz reine dentro e fora de campo! O histórico de duelos garante dois belos jogos!

Nenhum comentário: