domingo, 15 de fevereiro de 2009

Até quando ??















Que o futebol é uma paixão nacional não há discussão. Que o amor incondicional de torcedores por seus clubes é algo louvável e bonito até, também há de ser dito. Que os espetáculos promovidos pelas torcidas nos estádios de futebol é algo emocionante para quem os presencia, também é desnecessário dizer. Ou seja, não há como questionar a paixão do povo brasileiro pelo futebol.

Mas paixão exarcebada torna-se fanatismo. Amor demais causa mal. Excesso de zelo torna a pessoa obsessiva e perigosa. Não se pode confundir o ato de torcer com a atitude de nutrir ódio pelo próximo. Os estádios de futebol pelo Brasil estão criando uma nova modalidade de intolerância: a esportiva.

Quando o futebol causa morte

Este foi um domingo de clássicos nas três principais capitais brasileiras. E o horror e a barbárie, infelizmente, sobressaem em detrimento das notícias esportivas. Em Belo Horizonte o caso mais grave: um torcedor do Atlético/MG foi morto a tiros quando esperava o ônibus para ir para o Mineirão assistir ao jogo entre Cruzeiro e Atlético. Lucas Batista Marcelino, de apenas 20 anos, foi alvejado no pescoço por um torcedor cruzeirense que estava em uma moto. O jovem não resistiu aos ferimentos e faleceu. No Rio, antes, durante e depois do clássico entre Flamengo e Botafogo as duas maiores facções organizadas dos clubes se enfrentaram do lado de fora do Maracanã. Alguns deixaram até de assistir o jogo (!?) simplesmente para poder brigar e demonstrar qual lado seria o vencedor. Após o jogo, em todo o entorno do estádio, as torcidas se confrontaram e se juraram até de morte (segundo testemunho de pessoas que assistiam ao confronto completamente apavoradas). Após o fim do jogo, a polícia teve de deslocar os brigões para a Rodoviária (!?) para que os torcedores normais (aqueles que vão apenas torcer...) pudessem ir embora para suas casas. Até isto acontecer o policiamento teve que ficar tomando conta dos marginais, como se fossem suas babás. Ninguém foi preso.

E em São Paulo, torcedores do Corinthians e a PM se enfrentaram do lado de fora do estádio do Morumbi após o clássico entre Corinthians e São Paulo. Segundo relatos dos corinthianos a polícia os atacou simplesmente porque eles estavam cantados músicas que enalteciam seu amor pelo Corinthians.

Brigas, confusões, correria, confrontos, tiros, morte. Palavras que geralmente são utilizadas nas páginas policiais, agora também nas linhas esportivas, principalmente em dias de grandes jogos. Será que teremos de amargar o que aconteceu na Inglaterra, quando o governo decidiu proibir a prática do futebol no país, devido à violência dos hooligans ?

Ahhhh.... Os jogos ??

São Paulo 1x1 Corinthians - São Paulo/SP
Botafogo 1x1 Flamengo - Rio de Janeiro/RJ
Cruzeiro 2x1 Atlético - Belo Horizonte/MG

Houve algum vencedor ??


Nenhum comentário: