terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Imprensa Esportiva no divã...

Vamos refletir um pouco ??

Qual a principal matéria prima para as coberturas esportivas ??

Ora, o esporte, não é mesmo ??

Grandes coberturas esportivas remontam a grandes competições, grandes recordes batidos, Copas do Mundo, Olimpíadas, Jogos Pan-Americanos, etc...

Não me lembro de ver coleguinhas das editorias de esporte preocupados com a vida pessoal dos atletas. Afinal, o importante é (somente..) o desempenho dentro do esporte a que ele se dedica.

Mas, recentemente, tenho visto muita gente do esporte se meter hipócritamente na vida pessoal dos atletas. Malharam o quanto puderam o fato do craque Ronaldo ter ido a uma balada, quando estava de folga, e teceram todas aquelas teorias de ética e moral, já extremamente batidas e irritantes.

Outro caso foi o consumo de maconha, confessado pelo, não menos fenomenal, nadador Michael Phelps. A pressão da imprensa foi tanta que o nadador acabou suspenso por 3 meses.

Agora raciocinem: e o esporte ?? e o desempenho dos atletas ?? Foi abordado em, algum momento ??

Alguém é capaz de questionar a capacidade de ambos dentro do esporte que praticam ?? O que eu não entendo é porque a imprensa tem sempre que fazer o papel de "conselheira", como se a própria já não tivesse cometido equívocos atrozes, que nem cabe aqui esmiuçar.

Como atletas, tanto Ronaldo como Michael Phelps, estão no hall dos maiores de todos os tempos. Agora, como pessoas são sucetíveis a erros como qualquer ser humano. Claro, eles são pessoas públicas e deveriam dar exemplo aos demais. Mas quem nunca cometeu um deslize ??

Voltando ao questionamento inicial: é papel da imprensa esportiva dar importância a esses fatos obscuros da vida pessoal dos atletas ?? Ou seria mais condizente cumprir o papel de noticiar apenas os fatos esportivos ??

Eu fico com a segunda opção !!

Um abraço a todos...

Nenhum comentário: