quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

INACEITÁVEL

É inaceitável que Campeonato Carioca seja paralisado. Assim como é inaceitável que o Vasco esteja fora das semifinais da Taça Guanabara. Afinal, o clube da Colina somou dentro do campo os 14 pontos que o colocariam a enfrentar o Botafogo em uma das semifinais a Taça GB.

Porém, equivocadamente o TJD-RJ manteve a sentença de retirar do Vasco 6 pontos, graças à escalação "irregular" do jogador Jefferson. Não tive acesso ao processo. Não sei se o jogador estava regular ou não na partida.

Para relembrar: o Vasco estreeou contra o Americano pelo Cariocão 2009 em 24/01, e perdeu por 2 a 0. Porém, segundo o TJD-RJ, escalou irregularmente o meia Jefferson, o que fez a equipe da Colina perder 6 pontos e "terminar" a fase de classificação da Taça GB com 08 pontos, e na 6ª posição do Grupo A, portanto fora das semifinais.

Inaceitável que um clube deixe de participar de uma fase final de campeonato graças à uma decisão concebida dentro de um tribunal. Mas é também inaceitável que o campeonato seja paralisado por causa disso. Vão ficar sem jogar as outras equipes por causa do "equívoco" de uma? Reitero: mesmo que o Vasco esteja errado no caso Jefferson não acredito que a punição de perda dos pontos seja justa. O correto seria multar a equipe que cometeu a infração.

Porém, se está no regulamento de competições do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que a punição da perda de pontos é plausível, então que se faça o que está escrito (mesmo que seja um absurdo). O que não pode acontecer é a paralisação do campeonato. E os interesses da televisão (que paga por exclusividade de transmissão)? E a organização para os jogos das semifinais? Como vai ficar?

É inaceitável que, em pleno século XXI, um campeonato de futebol seja paralisado graças à imbróglios judicias.

**************************

Perguntar não Ofende:

Este Jefferson, do Vasco, joga tanto assim para valer o risco de tê-lo escalado em uma partida de estreia que não valia nada pelo campeonato, e ainda o Vasco perdeu ?

Nenhum comentário: