segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Não é hora de cobrar... Ainda!

A 1ª rodada do Cariocão-2010 expôs o que já se esperava sobre o desempenho dos grandes times para o início da temporada. Fraco desempenho. Apesar da vitórias de todos os grandes clubes do estado do Rio de Janeiro, o que não acontecia desde a edição de 2004 do Cariocão, apenas o Fluminense aliou a vitória a um futebol bem jogado.

O Vasco entrou em campo no Sábado contra o Tigres, em São Januário. E o torcedor que acompanhou a partida pode ver que a equipe da Colina tem muito o que melhorar se quer vencer a Copa do Brasil e o próprio estadual. A magra vitória por 1 a 0 foi construída graças a uma jogada de bola parada e uma falha do goleiro adversário. A estreia de Dodô evidenciou que o longo período de inatividade ainda vai atrapalhar por um tempo. Mas o torcedor vascaíno deve ter paciência (talvez o cruzmaltino tem de ser o mais paciente dentre todos os grandes) pois o time é novo e assim que as peças se encaixarem e o jogo do treinador Vágner Mancini fluir ,o Vasco vai brigar pelos títulos que há tanto tempo não vêm.

Já o Flamengo pode dar estes sinais de maturidade do time bem mais rápido. A vitória apertada por 3 a 2 sobre o fraquíssimo Duque de Caxias (com direito a gol do ex-lateral rubro-negro Maurinho), ontem, foi conquistada sem 9 jogadores do time que conquistou o hexacampeonato brasileiro. Com a equipe titular o time do Flamengo certamente será a equipe a ser batida neste Estadual, como já venho dizendo há um bom tempo. Há grandes chances de o ataque com Vágner Love e Adriano já ser formado na próxima rodada, contra o Volta Redonda. O torcedor rubro-negro não tem motivos para se queixar, ainda.

O Botafogo conseguiu uma boa vitória, apesar do placar apertado contra o Macaé, no sábado à noite. O que pode deixar o torcedor mais otimista é o fato de o atacante Herrera já ter deixado sua marca no primeiro jogo com o manto alvinegro. Mas é bom ir devagar com o andor, pois Victor Simões e Reinaldo também voaram na Taça GB 2009, e todos sabemos como foi o desfecho do ano para o ataque do Fogão. Ainda sem 'El loco' Abreu, que deve estrear na quinta diante do Friburguense, o Botafogo mostrou uma escalação, que se não é uma seleção, já é bem melhor que a de 2009. Destaque também para o gol de Marcelo Cordeiro, também estreante. Olho no Fogão!

O torcedor tricolor, talvez, seja o mais empolgado (quem diria!) neste início de ano. A vitória sobre o Americano, por 3 a 0, ontem à noite, foi de fato convincente. Mas é bom não se empolgar demais, como alguns jornais já fizeram em suas manchetes. Está muito longe de dar show este time do Flu. Vale ressaltar que a equipe do Americano é muito fraca. Talvez a equipe mais fraca do time de Campos nos últimos anos. Me arrisco a dizer que o Flu pegou o adversário mais fácil dentre os grandes. Ponto positivo para a atuação de Júlio César, que tem tudo para marcar época com a camisa 6 do Fluzão e para o sempre regular Conca, que para mim é o melhor jogador em atividade no estado do Rio. Fred passou em branco, mas promete marcar 60 gols este ano. A torcida do Flu ainda está eufórica. Tem motivos para isso. Mas não muito! É bom o time manter o foco, senão corre o risco de morrer na praia de novo!

Até a 5ª, 6ª rodadas o torcedor tem de ter paciência, pois os clubes considerados de menor investimento estão em pré-temporada desde o ano passado e isso faz muita diferença no futebol de hoje, onde o preparo físico é capaz de superar a técnica. Após esta fase de adaptação os grandes irão dominar e a torcida terá mais motivos para sorrir do que para se irritar! Pelo menos eu espero.

Nenhum comentário: