sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Vai começar o show!

A primeira postagem no novo formato do blog não podia ser mais oportuna com o novo nome deste blog: Futebol + Samba!

Isto porque começa amanhã o Cariocão 2010! A 109ª edição do mais charmoso campeonato de futebol do Brasil. Se nos últimos anos o nível técnico da competição não é dos melhores, as médias de público vão na contra-mão desta premissa. Tudo porque o carioca é apaixonado pelo Cariocão. E o campeonato deste ano promete!

Vamos a uma rápida análise dos grandes clubes:

*Botafogo:

O alvinegro que vem batendo na trave nos últimos anos (perdeu as últimas 3 edições para o Flamengo) promete mudar esta escrita. Trouxe dois atacantes de peso para brigar pelo seu 19º estadual: Herrera (ex-Corinthians e Grêmio) e El Loco Abreu (atacante uruguaio, titular da seleção celeste). Após a decepção com Reinaldo e André Lima em 2009, e da luta contra o rebaixamento no Brasileiro, a diretoria promete um 2010 melhor para a torcida alvinegra.


Ponto Forte: Os novos atacantes.
Ponto Fraco: A defesa continua muito ruim.

*Flamengo:

Atual tri-campeão estadual e hexacampeão brasileiro, o rubro-negro é o adversário a ser batido neste Cariocão. O Flamengo manteve a base vencedora de 2009 e contratou cirúrgicamente. Trouxe Fernando (ex-Goiás, irmão de Carlos Alberto do Vasco) para o lugar de Aírton (que foi para o Benfica-POR), Michael (ex-Botafogo) para a vaga de Everton (que foi contratado pelo Tigres-MEX) e a grande contratação da temporada 2010: Vagner Love, que deixou o Palmeiras, promete fazer uma dupla de ataque infernal com Adriano! Isso sem falar em Bruno, Pet, Léo Moura e Juan! A motivação para o Fla reside no fato de o RJ não possuir um clube tetracampeão desde a era amadora (o Flu venceu 4x seguidas entre 1906 e 1909).



Ponto Forte: A manutenção da base de 2009.
Ponto Fraco: A disputa simultânea da Libertadores pode desfalcar a equipe em momentos decisivos.

*Fluminense:

O final apoteótico da temporada de 2009, com o vice-campeonato da Sul-Americana e a fuga do rebaixamento no Brasileirão, deu aos tricolores a esperança de um 2010 bem melhor que 2009! Há motivos concretos para esta crença. O Flu, assim como o Fla, não contratou por atacado, mas fez aquisições pontuais. As principais foram o lateral esquerdo, ex-Goiás, Júlio César (melhor lateral do Brasileirão 2009) e o meia, ex-Vitória e Palmeiras, Williams. Além disso, todos aqueles medalhões que foram mal ano passado foram dispensados e a manutenção de Fred e Conca fazem do Flu o grande adversário do Flamengo no Estadual-2010.


Ponto Forte: A manutenção de Fred e Conca, aliada às chegadas de Júlio César e Williams.
Ponto Fraco: A média de idade do elenco é muito jovem, o que pode pesar nas horas decisivas.

*Vasco:

O Gigante da Colina foi o clube que mais mudou em relação a 2009. Foram 11 contratações e mais a mudança no comando técnico: Vágner Mancini veio para o lugar de Dorival Júnior. Faz sentido tantas mudanças. Recém saído da Série B, o Vasco precisava se reforçar para voltar a disputar a elite do futebol. Dentre as aquisições destacam-se as chegadas de Rafael Carioca (ex-Sapartak Moscou-RUS), Léo Gago (ex-Avaí), Márcio Careca (ex-Avaí) e Dodô, o artilheiro dos gols bonitos que volta de 2 anos de suspensão por doping. O time da cruz de malta é o grande clube que há mais tempo está na fila sem vencer o Estadual: já são 7 anos. Será a hora de acabar com ela?




Ponto Forte: Alguns reforços são de muita qualidade e vão defender um grande clube pela primeira vez. Motivação não vai faltar.
Ponto Fraco: A falta de entrosamento entre os reforços que chegaram.

O Cariocão-2010 vai contar, além da presença dos gigantes, com dois tradicionais clubes, que voltam aoós disputarem a 2ª Divisão do Estadual. Olaria, clube que revelou Romário para o futebol e América, 6 vezes campeão carioca. O Mecão, segundo time de todos os cariocas, tem no comando uma dupla que fez o Brasil voltar ao topo do mundo, após 24 anos de fila: Romário é o manager e Bebeto o treinador do América. É bom ficar de olho no Mecão!

Agora vou fazer como fiz no Brasileirão: um exercício de pura futurologia. Lá vai:

Quem vai ser campeão? Flamengo

Quem vai ser rebaixado? Tigres e Macaé

Quem vai ser o craque? Conca, do Flu

Quem vai ser o artilheiro? Adriano, do Fla

Quem vai ser a revelação? Léo Gago, do Vasco

Vamos aguardar o início da competição e ver se vou acertar algumas destas previsões.

Agora é curtir, torcer e vibrar com o Cariocão-2010, o campeonato mais charmoso do Brasil!

2 comentários:

RAFAEL.AYUPP@HOTMAIL.COM disse...

Guilherme Bial,

Gostei do seu blog, foi muito elucidativo,principalmente do seu perfil, com este nome e esta cara, precisava colocar o sexo.
Agora falando sério, está bem legal, até acho que você está entendendo de futebol. Se você estiver no Rio neste domingo, vou te ver. Como sugestão forneça informações sobre os outro times também. Acho que a fomosa "zebra" não existe, ela é fruto do nosso conhecimento sobre os times menos badalados. Lembro-me que no ano 2000, acho que este mesmo, eu fiz o seguinte comentário em Ubá, vi um time jogando em S.Paulo, com o nome de São Caetano, se jogar sempre com vi no jogo contra o Palmeiras este time será campeão do Brasil; todo mundo riu, se não fôsse a interferencia do Dr. Eurico Miranda, eu teria acertado e não seria bola de cristal. Parabéns, continue aprimorando. Logo terei um afilhado famoso.
Um grande abraço,

Jeronymo Peixoto Guimarães.

Maurício Motta... disse...

Muito bom o seu blog Guilherme. Gostei das suas análises do Cariocão e também vou registar meus palpites.
Campeão: Fluminense
Rebaixados: Tigres do Brasil e Bangu
Artilheiro: Fred
Craque: Carlos Alberto