segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O Vascão irresistível !

Se há um clássico dentro do Rio de Janeiro, em que um clube é realmente freguês do outro este é o jogo Vasco x Botafogo. Em 87 anos de história, foram disputados 314 jogos, com 82 vitórias do Bota, 94 empates e 138 vitórias vascaínas. Não é nada, não é nada, são 38 vitórias de diferença em prol do clube de São Januário. O Vascão fez 503 gols sobre o Fogão e sofreu 415. Quase 100 de diferença.

Ontem no Engenhão foi escrita mais uma importante página da história deste confronto. Após aplicar a maior goleada da história do clássico, em 2001, o Vasco sapecou um sonoro 6 a 0 no Botafogo, em pleno Engenhão, com direito a show do ex-botafoguense Dodô. Requintes de crueldade para a sofrida torcida botafoguense.

A verdade é que o Botafogo-2010 é um bando desorganizado e totalmente desentrosado. No jogo de ontem parecia que os jogadores do alvinegro de General Severiano tinham consumido algum tipo de sonífero. Ao contrário dos atletas do Vasco, que jogaram com seriedade e aplicação, mesmo após já estar com a vitória garantida.

Dodô fez 3 na goleada do Vascão!

Eu disse aqui neste blog, que o Botafogo poderia até desempenhar um bom papel no estadual a julgar pela sua linha de frente, com nomes como Lúcio Flávio (que está muito mal), Herrera (que foi o único lúcido no jogo de ontem) e 'El loco' Abreu (que estreoou ontem de maneira patética!). Mas que teria de ajustar seu sistema defensivo. Com uma defesa destas não há esperança de nada muito melhor do que vimos ontem pela frente.

O recém-contratado zagueiro Antônio Carlos formou uma dupla de patetas com o não menos displicente Wellington. Os laterais, Alessandro pela direita, e Marcelo Cordeiro, esquerda, não marcaram e nem apoiaram . Aliás a paciência da torcida com Alessandro já se esgotou desde o ano passado. Sem falar em Eduardo (que fora expulso com 15' de jogo) e Fahel, que acham que o papel de um volante é dar pontapés. Pobre Leandro Guerreiro! Perguntar não ofende: Se Estevão Soares era o treinador ao fim de 2009, e a dupla Fahel-Eduardo fora afastada, porque agora voltaram? Aprenderam a jogar alguma coisa em tão pouco tempo? Está equivocada a montagem do time de Estevão Soares.

Torcedor do Bota queima camisa. Imagem forte do clássico.


O conjunto que não se vê no Botafogo, pode ser percebido no Vasco. Se a defesa também não é lá essas coisas, até porque a mesma não fora testada ontem, nota-se que o Vasco vem com uma linha de frente que pode dar alegrias ao torcedor da cruz de malta. Os volantes Nilton e Léo Gago, ao contrário da dupla do Bota, sabe sair jogando e quando a bola chega nos pés de Souza e Carlos Alberto, recebe o tratamento refinado que merece. Sem falar na dupla Dodô-Philippe Coutinho. É pena que o garoto esteja negociado com o Internazionale de Milão e vá deixar o clube em junho. Destacaria também os laterais Fágner e Márcio Careca.

É claro que o torcedor do Vasco não pode se iludir com a goleada e achar que está tudo bem e já vai para as cabeças no Carioca, Copa do Brasil e Brasileiro. Do mesmo jeito, não ache o torcedor do Botafogo que o clube vai amargar mais um ano de sofrimento, só pelo resultado de ontem. Foi apenas um jogo. Atípico! Que acontece a cada 20, 30 clássicos.

Mas para efeito de análise de um início de temporada pode-se dizer que o Botafogo ainda não tem um time. E isto é preocupante, haja vista, as competições que ainda estão por vir. Ao passo que o Vasco vem demonstrando a mesma seriedade e aplicação com que encerrou 2009. E com um elenco superior, na minha opinião. É menos badalado que a dupla Fla-Flu, mas fez a maior exibição dentro do Cariocão-2010 até o momento.

A dupla Fla x Flu

A estreia de Vagner Love não poderia ter sido melhor. Marcar 2 gols numa estreia pelo Flamengo é para poucos. Os momentos de Love-Adriano, ainda um pouco desentrosados, deram a impressão de que a dupla pode render bons frutos no ataque do Mengão. Apesar da vitória de 2 a 1 sobre o Bangu, o rubro-negro não fez uma boa exibição. O que é normal nesta época, quando as equipes ainda estão em pré-temporada. Pet deve começar jogando na quarta, contra o Americano, no Maracanã.

Equipe mais badalada deste início de estadual, o Flu sofreu para derrotar o Volta Redonda, por 1 a 0, ontem, no Maracanã. Sem Fred, que chutou o chão durante um treinamento e foi poupado, o Flu contou com um belo chute de Leandro Euzébio para definir o marcador e manter-se na liderança do Grupo A, ao lado do Flamengo. Dificilmente os 4 grandes não estarão na semi-final da Taça GB!

2 comentários:

Marcelo Toni disse...

Olá Guilherme,
adorei a vitória do Vasco mais no aspecto cala boca. Porque to dizendo isso? por causa dos comentarista que falaram que o Vasco contratou um pacotão de gente pra ver qual ia dar certo. E que seria a quarta força do futebol carioca. Pode até ser que isso ainda ocorra. Mas eu não entendo facilidade que esse povo tem de falar mal do Vasco, antes diziam que não gostavam do Euvirus, mas ele já não está lá tem mais de um ano (voltou agora presid benemerito, isso não vale nada). E agora o que é?
Vamos analisar as contratações: Léo Gago destaque Avai - Marcio Careaca - destaque Barueri - o Dodo que era a maior ?, mas gol a gente sabe que ele faz. Na zaga veio tiago Martinelli que os cruzeirenses adoram e o gustavo que falaram que é bom mas ficou 6 meses machucado.
Sem contar a base que ficou com Prass, Fernando(não gosto), Tite, Fagner, Nilton, Casalberto(hehehe).
Lógico Fla e Flu estão na frente tem mais time mas eu acho que o elenco do Vasco junto com a força e a coragem dos jogaodres e do tecnico o Vasco pode alcançar voos mais altos este ano sim!!! Ainda precisa melhorar a zaga, mas tá no caminho certo.

Abração,
Marcelo Toni

Maurício Motta... disse...

Foi um verdadeiro baile vascaíno. Está certo que o Fogão jogou com um a menos desde os 15 minutos de jogo, mas nada tiraria a vitória do Vasco pela forma como a equipe entrou. O Vasco jogou muito. Dodô, Souza e Philippe Coutinho comeram a bola.
Já ao Botafogo, resta torcer por mais um milagre do Papai Joel