quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Qual Robinho o Santos contratou?

Este?



Ou este?

Acabou a novela, que esteve mais para minissérie! Robinho foi confirmado à pouco pelas diretorias do Santos e do Manchester City e vai jogar no clube da Vila Belmiro até o dia 04 de agosto deste ano, data da final da Copa do Brasil! Agora todos os atacantes que defenderam a seleção na última Copa vão atuar por clubes brasileiros, ao menos até a próxima janela. Já estavam por aqui Ronaldo, no Corinthians, Adriano, no Flamengo e Fred, no Fluminense.


Com medo de ficar fora da Copa, pois não vinha jogando em seu clube, Robinho volta ao Santos (5 anos após deixar o clube) com o intuito de jogar e cravar seu passaporte para a África do Sul. Não concordo, mas respeito, a tese de meu amigo Mauricio Motta, que acredita que o atacante é enganador. Não chego a este extremo. Robinho possui muita qualidade e em alguns momentos da carreira, quando jogava com objetividade, em direção ao gol, viveu seu ápice. Foi lá pelos anos entre 2004 e 2006, quando foi para a Copa. Aliás eu me recordo que todo o país clamava pela sua escalação no time titular quando Ronaldo e Adriano pareciam dois bondes em campo.


Mas por outro lado, Robinho faz parte daquela mesma turma de jogadores que acham que só vão fazer o que querem. E fazem! Todas as transferências de Robinho foram forçadas por ele até aqui. Quando saiu do próprio Santos bateu o pé em direção ao Real Madrid. Em 2008, achando que iria ser treinado por Felipão no Chelsea, forçou sua saída do Real, mas acabou aterrisando no Manchester City. Agora, alegando que precisa jogar, deixa o clube inglês para jogar no Santos, de novo.


Mas qual Robinho vem jogar na Vila Belmiro? Aquele jogador que encantou o Brasil em 2002, quando ao lado de Diego, levou o Santos ao inédito título brasileiro, e que dois anos depois se firmava como melhor jogador do Brasil, conquistando o bi-brasileiro e chegando à seleção? Ou veremos em ação o jogador sem objetividade de hoje e que amargava a reserva no modestíssimo Manchester City, e teve sua titularidade "absoluta" contestada na seleção?


Espero que os dirigentes santistas tenham pensando nessas hipóteses ao investir tão caro em um jogador que vai ficar somente 6 meses no clube. Acredito que Robinho, assim como Adriano, Ronaldo, Fred e Vagner Love, fará sucesso no nosso futebol, até porque nossos zagueiros não são um primor de técnica e velocidade.


Vamos torcer para que Robinho seja aquele de 2002 a 2004 e que forme com Neymar e cia. uma nova edição dos "Meninos da Vila" e volte a encantar o Brasil. Futebol para isso eu acho que ele tem. Basta querer!

Um comentário:

Unknown disse...

Então Guilherme,
O Robinho surgiu muito bem e depois largou a objetividade de lado e passou a ser um jogador mais preocupado com o espetáculo do que com a equipe. Por que será que os jogadores do Barcelona vetaram a sua ida para lá?
Concordo que Robinho tenha qualidades, mas ultimamente, ele prefere aparecer sozinho com as pedaladas que não dão em nada na maioria das vezes.
Se ele voltar a ser o Robinho de 2002 e 2004 será um belo reforço, mas tem mais de cinco anos que ele não rende. Por isso o chamei de enganador. Pois enganou a maioria das pessoas que apostavam nele.
Seu blog é muito bom. Vou passar aqui mais vezes.
Grande Abraço