domingo, 5 de setembro de 2010

O gigante vai descansar

O estádio que é conhecido como o maior templo do futebol e que há muito deixou de ser "o maior do mundo", mas jamais perdeu este apelido vai fechar suas portas para as reformas visando à Copa do Mundo de 2014. O velho Maracanã, palco de tantas momentos que ficarão para sempre na mente de todos, só voltará a ter o acesso a suas rampas inesquecíveispor volta de 2013, ano da Copa das Confederações.

Não sei se essa obra é tão necessária como dizem todos. Mas entendo que o padrão FIFA de ecigência é relativamente alto e para que o Mário filho se encaixe nesta filosofia aí sim, as obras de melhoria se fazem necessárias. Esta é a terceira intervenção no Maracanã em apenas dez anos. A primeira foi para o Mundial de Clubes de 2000, a segunda para o Pan de 2007 e a terceira é agora para a Copa de 2014. Esta será, sem dúvida, a maior delas.


Maracanã: o gigante vai descansar! O torcedor ficará órfão!

Quem mais tem a perder com isso, além óbvio dos clubes que precisam do Maracanã para jogar (principalmente Fluminense e Flamengo), é o torcedor carioca, que já se acostumou ao longo de 60 anos de Maracanã a ter todo um ritual para ir ao estádio que é um verdadeiro símbolo da cidade do Rio de Janeiro. Em dia de grande jogo, o torcedor almoça com a família e parte para o Maracanã horas antes da partida para poder sentir o clima do entorno antes de adentrar o velho gigante.

Só quem já sentiu lá de dentro a atmosfera deste estádio sabe o que é assistir a um jogo no Maracanã. Este blogueiro já teve esta sensação algumas vezes e cada uma delas é diferente da outra. O estádio é diferente de tudo que se tem no mundo em termos de emoção. Que me perdoem os modernos estádios europeus, os belos caldeirões latino-americanos, os também gigantes brasileiros Mineirão e Morumbi, mas como diria um velho diretor do Salgueiro, "o Maracanã não é melhor e nem pior que os outros, mas é apenas DIFERENTE".

E para dar um até breve a este templo sagrado do esporte bretão, nada melhor que um clássico digno da grandeza de um Maracanã. O jogo que detém o recorde absoluto de público da história do Campeonato Brasileiro. Em 1983, Flamengo e Santos levaram ao Maraca quase 160 mil pagantes, público inimaginável para os dias de hoje. E por isso este recorde jamais será quebrado um dia. Na ocasião o Flamengo derroutou o Santos por 3 a 0 e se tornou tri-campeão brasileiro. Os times estão bem diferentes 27 anos depois, mas a aura daquele dia histórico poderia descer sobre o velho gigante para que ele descanse pelos próximos três anos.

Certamente já estamos com saudades, velho gigante!

Nenhum comentário: