quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Um jogo com muita história

Fluminense e Corinthians duelam logo mais no Engenhão em uma partida que para muitos é considerada a decisão do Brasileiro deste ano. Acho exagerado já taxar o jogo de decisão, afinal ainda faltarão 16 rodadas para o fim da competição e até lá muita coisa pode acontecer. Quem perder pode cair até para a terceira posição na tabela e embolar ainda mais a competição. Mas é inegável que a partida opões os principais concorrentes ao caneco.

O Flu está no G4 há 17 rodadas, sendo que desde a 12ª o clube lidera a competição. O Corinthians não sabe o que é estar fora do G4 nesta edição do Brasileirão. Liderou por nove rodadas. Os dois clubes ainda disputam o título de melhor ataque da competição (o Flu tem 36 gols contra 35 do Timão). O tricolor das Laranjeiras ainda não perdeu como mandante nesta cometição (sete vitórias e três emaptes). O Corinthians, como visitante, vai mal e tem apenas uma vitória fora de seus domínios.

Mas foi jogando fora de casa justamente contra o Fluminense em uma edição do Brasileiro que o Timão protagonizou um dos maiores momentos de sua história. No Campeonato Brasileiro de 1976, pela semifinal daquela competição, Flu e Corinthians empataram por 1 a 1 no Maracanã diante de mais de 145 mil pagantes, sendo que a maioria de torcedores corinthianos. O jogo ficou conhecido como o da "invasão corinthiana" no Maraca. Nos penaltis o Timão venceu por 4 a 1 e chegou à decisão contra o Inter, que acabou campeão naquele ano.


Invasão corinthiana em 76! Um jogo histórico!

O troco do tricolor viria oito anos mais tarde no Brasileirão de 1984, em outra semifinal. Desta vez em jogos de ida e volta, os adversários se enfrentaram pela primeira vez em São Paulo, no Morumbi, diante de 90 mil pessoas. O Flu surpreendeu e venceu lá por 2 a 0, gols de Assis e Tato. No jogo de volta, no Maracanã, com quase 120 mil espectadores, o Flu administrou um empate em 0 a 0 e chegou à decisão contra o Vasco, onde se sagrou campeão brasileiro pela única vez.

Outro jogo de destaque entre os adversários por Campeonatos Brasileiros aconteceu em 2002 e novamente por uma semifinal. No primeiro jogo, no Rio, com quase 60 mil pagantes no Maracanã deu Fluzão, com vitória de 1 a 0, gol de Romário. No jogo de volta, em São Paulo, Roni marcou duas vezes para o tricolor, mas o Timão venceu por 3 a 2, gols de Gil e Guilherme, duas vezes. Diante de quase 60 mil pessoas no Morumbi o Timão chegpu à decisão contra o Santos, mas tal qual ocorrera em 1976 acabou com o vice-campeonato.

Os adversários ainda se enfrentaram em um mata-mata pelas quartas de final da Copa do Brasil no ano passado. E novamente o Timão tirou o Flu da competição. No primeiro jogo, em São Paulo, vitória dos paulistas por 1 a 0, gol de Dentinho. No duelo de volta, no Rio, deu empate de 2 a 2. Gols de Thiago Neves e Allan para o Flu e Chicão e Jorge Henrique para o Timão. O Corinthians acabaria campeão sobre o Inter na final e superaria a "maldição" de eliminar o Flu e morrer na praia.

Na minha visão o jogo de logo mais, apesar de ser disputado no Rio, não tem um favorito destacado. O Flu mandará o jogo no Engenhão, um estádio onde não tem tido muita sorte. O Timão tem um time equilibrado e muito entrosado, pois joga junto há pelo menos dous anos. O líder do campeonato vem caindo de produção, apesar de se manter há muito na ponta. A pressão psicológica durante esta semana será enorme, pois além do duelo pela liderança logo mais, enfrentará o clássico contra o Flamengo no fim de semana. Em caso de resultados negativos, o clube pode despencar na tabela e mergulhar em uma crise. Vale à pena acompanhar o jogão de hoje.

Nenhum comentário: