domingo, 26 de setembro de 2010

O renascimento de Leonardo Moura



A fase do Flamengo na temporada 2010 não é das melhores e o clube está mais próximo da zona de rebaixamento que da parte de cima da tabela. Mas um jogador em especial tem um motivo para comemorar este 2010 em branco para os rubro-negros. O lateral-direito Leonardo Moura voltou a apresentar um futebol vistoso e que o levou para a seleção brasileira em 2008. O jogador tem se destacado no mar de mediocridade em que se transformou o Fla em 2010.

Leonardo Moura é um lateral da mais alta qualidade: apóia como poucos e seu porte físico o ajuda bastante neste aspecto, cruza com muita precisão e defende com menos qualidade, mas não creio que no futebol atual esta seja uma frande deficiência. Mas Léo é um jogador muito incostante emocionalmente e vinha tendo atuações muito apagadas por um motivo que eu não sei qual é. E lida muito mal com as críticas da opinião pública e do torcedor, o que também afeta seu desempenho dentro de campo.

Desde que fez uma temporada maravilhosa pelo Flamengo em 2007, que o levou à seleção no início de 2008, Léo vinha alternando lampejos de bom futebol com partidas muito ruins pelo Fla. Chegou a ser vaiado pelo torcedor e em uma partida contra o Náutico em 2008 perdeu as estribeiras e xingou a torcida do Flamengo, após marcar um gol. Mas este fato não mancha a história do jogador pelo Flamengo.

Léo chegou ao clube em 2005 e desde então já atuou em 295 partidas pelo Flamengo, clube que diz ser de seu cotação. É uma marca de respeito para o jogador, ainda mais nos dias atuais em que os jogadores pouco ficam nos clubes. Me arrisco a dizer que Leonardo Moura está nos anais de grandes jogadores da história do Flamengo: na sua posição talvez seja o segundo maior nome da história, perdendo para Leandro. Acredito que ele já superou Jorginho, pelo menos no aspecto resultados. Basta lembrar que todos os seus títulos como jogador foram conquistados no Flamengo.

Na atual escassez de nomes para a lateral da seleção, eu não descartaria o nome de Léo para futuras convocações, se ele mantiver o futebol que vem recuperando a cada jogo. No futebol brasileiro atual eu vejo apenas Mariano no nível de Léo Moura, mas acho o jogador do Flamengo mais técnico, enquanto o atleta do tricolor defende com mais qualidade. Seria uma boa opção para Maicon ou Daniel Alves.

Leonardo Moura começou a carreira no Botafogo , em 1997. Mas não conseguiu se destacar, até ser negociado com um desconhecido time europeu. Ele retornou ao Brasil em 2001 para o próprio Botafogo e em 2002 se transferiu para o Vasco. Esteve ainda no Palmeiras, São Paulo, Vasco e Santos até chegar ao Flamengo e conquistar vários títulos e os prêmios individuais de melhor lateral-direito do Brasileirão em 2007 e 2008. Se mantiver a cabeça boa pode voltar à amarelinha. Futebol para isso tem de sobra!

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Concordo com tudo que vc escreveu. Léo Moura voltou a jogar bem e pode sim sonhar com um retorno a Seleção, mas Mariano também vive ótima fase e deve ter prioridade.
Depois de Leandro,Léo Moura foi o maior lateral da história do Flamengo e supera Jorginho sim.
Abraços