quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Zico não joga!

Quando o Flamengo acertou a vinda de Zico para chefiar o departamento de futebol, em meio à frustração das eliminações na Libertadores e no Estadual, muitos rubro-negros se encheram de esperança de dias melhores na Gávea. Porém, eu aqui no blog, apesar de elogiar a escolha do Galinho, alertei para o fato de que o Zico jogador (ídolo eterno do Flamengo) não poderia fazer nada para ajudar o Zico dirigente, que é competente e experiente, mas que precisaria de todo o respaldo e o principal: ele não entraria em campo.

Passados pouco mais de três meses do anúncio do Galinho, o que se vê na Gávea é a Zona de Rebaixamento cada vez mais próxima e um time que não consegue produzir atuações dignas da camisa do Flamengo. No início de sua gestão com o clube, Zico chegou a flertar com nomes como Rafel Sóbis, Montillo e o treinador Felipão. Mas a realidade é que vieram Leandro Amaral, Renato Abreu, Cristan Borja, Val Baiano, Jean, Deivid e Diogo. A maioria deles sem condição física ideal para entrar e resolver.

O Flamengo tem o pior ataque do Campeonato Brasileiro e o pior: a última vez que saiu um gol do time em jogada tramada no campo (sem ser de bola parada) foi no dia 21 de julho, há quase dois meses portanto. Foi também a última vez que um atacante do Flamengo marcou um gol na competição, com Diego Maurício.

A verdade é que Zico e a direção de futebol viram a coisa apertar e na base da correiria investiram em jogadores de qualidade, mas sem nenhuma condição física. O que não é culpa somente deles, pois não passa pela minha cabeça que jogadores são contratados por um clube do tamanho do Flamengo sem que sua condição física seja conhecida.

O Flamengo não tem ligação do meio com o ataque pois os atletas que deveriam desempenhar esta função andam em campo: Renato Abreu e Petkovic. Juan há tempos joga com o nome e não deixa o time porquê sequer possui um reserva no elenco. A defesa até que vem cumprindo bem o seu papel, pois é uma das melhores da competição.

Os atacantes Diogo e Deivid, que possuem muita qualidade, também sofrem com a falta de ritmo e até aqui não disseram ao que vieram e sequer conseguiram marcar um gol no campeonato. O Fla figura hoje na 16ª colocação do campeonato com 22 pontos, apenas uma posição acima da Zona de Rebaixamento. As contas que se fazem para garantir uma permanência na Série A giram em torno de 45 pontos. Ou seja, o Fla precisa de pelo menos mais 23 pontos para escapar da degola. Entre sete e oito vitórias em 18 jogos restantes. Em tese, basta vencer todos os jogos em casa para se livrar.

A situação está longe de ser desesperadora. Não creio inclusive que o Fla brigará contra a queda, mas terminará no máximo entre os dez primeiros. O fato é que é muito pouco para o atual campeão brasileiro. Zico precisa tomar consciência de que o Flamengo não pode parar pelos próximos anos apenas para que sua filosofia de trabalho (com a qual en concordo integralmente) seja imposta. Construir estrutura é importante. Não cometer loucuras financeiras idem. Mas o Flamengo tem de ter time para disputar títulos sempre. Foi assim quando ele era jogador e é preciso que entenda que deve ser assim também como dirigente!

Nenhum comentário: