quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Charmoso e mais badalado que nunca

Nesta quarta começa o Estadual mais charmoso do país, o Campeonato Carioca. Muito inchado, com 16 clubes e com jogos maçantes é bem verdade. Só nos interessa mesmo os clássicos e as fases finais. Mas ao contrário do que vem ocorrendo nos últimos anos, a edição de 2011 tem tudo para ser uma das melhores da história. Acredito nisso por alguns fatores que vou dissertar a partir de agora.

O primeiro deles: o Rio é atualmente bicampeão brasileiro de futebol. Flamengo, em 2009, e Fluminense, em 2010, reconduziram o estado ao topo do futebol nacional. Isso não ocorria (dois títulos brasileiros consecutivos) desde a áurea década de 80, o melhor momento da história do futebol carioca. Outro fator que vai trazer os olhos do mundo para este estadual é a presença de nomes de peso do futebol mundial, como Ronaldinho Gaúcho e Vanderlei Luxemburgo no Flamengo; Muricy Ramalho e Deco no Fluminense; os estrangeiros e Joel Santana no Botafogo e Felipe e Carlos Alberto no Vasco, apenas para ficar nos mais óbvios. Sem falar nos chamados pequenos, que se reforçaram com nomes que já foram consagrados e devem dar trabalho.

Pela primeira vez desde que a fórmula de disputa com dois grupos nos dois turnos foi adotada, as maiores torcidas do estado vão duelar dentro de um mesmo grupo: Flamengo e Vasco estão no Grupo A e Botafogo e Fluminense estão no Grupo B. Os primeiros clássicos já têm data para acontecer e em 30 de janeiro já tem Flamengo x Vasco e em 6 de fevereiro acontece Botafogo x Fluminense.



A partir de agora vou traçar meus pitacos acerca dos grandes clubes e suas possibilidades neste Estadual:

Botafogo: Atual campeão e finalista das últimas cinco edições do campeonato. Este argumento já seria suficiente para colocar o clube como um forte favorito. Mas tal qual ocorreu nos anos em que o Fogão chegou lá, eu novamente não coloco o clube com fortes possibilidades. Considero o time mediano, não fraco. O grande destaque está no banco de reservas. Joel Santana é o grande craque do Botafogo. Mas eu não posso descartar o Botafogo, porque tradição e resultados recentes não lhe faltam.
Ponto Forte: Joel Santana
Ponto Fraco: Elenco mediano

Flamengo: Depois de uma temporada pífia, em que defendia um título brasileiro e a chance de ser tetracampeão estadual pela primeira vez na história, o Mengão contratou e chega para esta edição do Carioca com muita força e reais chances de chegar a seu 32º estadual. Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves são nomes de peso e serão muito bem coadjuvados por Felipe, Botinelli e Vander, que também vieram. Sem falar no multi-campeão Vanderlei Luxemburgo no banco de reservas. A preocupar os rubro-negras apenas o fato de R10 se tornar uma peça de marketing e não de futebol. O Flamengo está na briga!
Ponto Forte: Ronaldinho Gaúcho e os reforços que chegaram
Ponto Fraco: Poucos atacantes no elenco e defesa fraca

Fluminense: Na minha visão, apesar de não vencer desde 2005 e estar focado na Libertadores, o tricolor é o adversário a ser batido neste estadual. O bom time que foi campeão brasileiro ano passado recebeu reforços cirúrgicos em posições carentes na visão do treinador Muricy Ramalho. O entrosamento já adquirido durante a temporada passada é muito importante para o Flu, já que a Libertadores vai dividir as atenções em um dado momento da competição. O Fluminense é o grande favorito para o 31º estadual.
Ponto Forte: Entrosamento e chegada de reforços
Ponto Fraco: Prioridade é a Libertadores

Vasco: Meus amigos vascaínos não vão gostar, mas eu acho muito pouco provável que o Gigante da Colina deixe o jejum de oito anos sem títulos nesta edição do Carioca. Na minha opinião, é o mais fraco elenco dentre os grandes clubes na atual edição do campeonato. A defesa é relativamente razoável, o meio é uma incógnita (depende da boa vontade de Felipe e Carlos Alberto) e o ataque é o ponto forte da equipe. Paulo César Gusmão não me convence como treinador e as opções do elenco estão anos luz da história e tradição do Vasco. Posso estar errado, mas é o azarão do Carioca-2011.
Ponto Forte: Ataque
Ponto Fraco: Elenco muito fraco

Esta será a primeira vez que o Carioca será disputado sem o Maracanã desde 1993. O maior do mundo estará fora de combate até 2013, devido às reformas para a Copa-2014. A grande vedete desta edição será o Engenhão, estádio que ainda não caiu nas graças do torcedor carioca. O charme e a beleza proporcionados pelo torcedor carioca todos os anos, desta vez receberá o reforço de nomes consagrados. O Rio está no centro das atenções e com o Campeonato carioca não é diferente. Que venha o 106º Cariocão!

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Acho que Fluminanense e Flamengo são os favoritos, mas o Botafogo com o Rei do Rio Joel Santana pode surpreender. Também considero o Vasco a quarta força,mas se Felipe e Carlos Alberto jogarem o que sabem,podem dar trabalhos aos marcadores. Não acho o ponto forte do Vasco o ataque,pelo contrário.
Entre os pequenos, acho que Madureira e Macaé são os melhores, mas não acredito que façam muito barulho.
Abraços