quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O grande desafio do Mago

Paulo Barros já está no panteon de grandes carnavalescos da história. O que sua Unidos da Tijuca apresentou no carnaval de 2010 vai ficar para sempre na memória do carnaval do Rio de Janeiro. Certamente ele será comparado a Joãzinho Trinta, Rosa Magalhães, Renato Lage, Fernando Pinto e muitos outros que também representaram a vanguarda e a novidade nos desfiles do Sambódromo.

Recentemente ouvi uma entrevista dele para a Rádio Tupi em que ele pedia para que não comparassem a Tijuca de 2011 com a de 2010, principalmente no que tange aos quesitos de sua responsabilidade, como enredo, alegorias e fantasias. Ora Paulo, a comparação será inevitável meu caro. Você transformou a história do carnaval e deve ser cobrado sim por este feito.


Reside aí o grande desafio da carreira de Paulo. Para chegar no nível dos nomes que citei acima (ele ainda não está lá) deve superar o desfile fantástico que fez em 2010. Isso acontecia com os grandes nomes do carnaval quando eles estavam no auge. A cada ano uma novidade impactante os fazia subir um degrau a mais no que tange ao respeito e à admiração por seus trabalhos.

Eu não tenho a menor dúvida que Paulo Barros irá conseguir. Tenho dois motivos muito concretos para crer nisso. O primeiro deles é simples, basta ver a evolução dos trabalhos dele desde que explodiu no carnaval, em 2004 na própria Tijuca. A cada ano uma novidade sem repetição da anterior. Outro fator que me leva a crer no sucesso de Paulo é o enredo da Tijuca em 2011 ("Esta noite levarei sua alma") que tem a cara do carnavalesco e da escola, que conta com uma diretoria moderna e que acredita nas ideias de seu artista.

Por isso Paulo Barros, fique tranquilo, você conseguirá. Ganhar ou perder, isso é normal, como diria um belo samba da Portela, mas encantar você vai com toda a certeza!

2 comentários:

Mauricio Motta disse...

Paulo Barros é um monstro mesmo. Pq você foi citar o nome de Renato Lage? Que saudade dos tempos em que a minha Mocidade era grande...
Abraços

Mauricio Motta disse...

Paulo Barros é um monstro mesmo. Pq você foi citar o nome de Renato Lage? Que saudade dos tempos em que a minha Mocidade era grande...
Abraços