segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ensaios x Desfile Oficial

Desde que a Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) resolveu criar os Ensaios Técnicos para o carnaval em 2003, o grande público amante do carnaval, mas que não pode comparecer à Passarela do Samba no dia dos desfiles oficiais, ganhou um grande presente: poder assistir às escolas de maneira gratuita e de quebra curtir um pouco do que poderá ser visto na avenida durante o carnaval.

Mas para as agremiações que fazem ali os seus treinos, o momento passa bem longe de ser uma festa. É realmente um treino. Assim como acontece no futebol, às vezes o treinamento é muito bom, mas na hora de executar em uma partida oficial, a coisa não sai como o planejado, ou treinado. Até porque existe um adversário do outro lado que está ali justamente para impedir o sucesso do adversário.

Na verdade os ensaios técnicos servem para o treinamento apenas da parte musical do desfile, o que compreende no máximo metade dos quesitos do julgamento oficial. Samba-enredo, Bateria, Evolução, Harmonia e Conjunto podem ser treinados nestes ensaios. Mas a parte visual dos desfiles, que comporta os demais cinco quesitos, só podem ser desempenhadas mesmo no desfile oficial . Não há como treinar as fantasias, alegorias e etc.



E é exatamente por isso que às vezes cria-se uma falsa expectativa acerca de uma determinada agremiação pelos ensaios que ela realiza antes do carnaval. Para ficar no exemplo mais recente me recordo da Unidos de Vila Isabel em 2010. Com um samba antológico composto por Martinho da Vila sobre o centenário de Noel Rosa, a Vila levantou as arquibancadas em todos os treinos que fez e foi a grande sensação do período de pré-carnaval. Me recordo que até eu me empolguei com a escola e cheguei a explicitar isso aqui no Futebol e Samba. Entretanto no dia do desfile oficial, o samba não "aconteceu" na avenida e um problema no som fez a escola conseguir um modesto quarto lugar.

Mesmo aqueles quesitos harmônicos que citei podem funcionar diferente no dia dos desfiles oficiais, como ocorreu no caso da Vila. Tudo porquê no dia dos ensaios a pista está mais vazia, a bateria passa sem microfones ambientes, não existem as alegorias e fantasias e o som não vai para toda a avenida. Fatores que fazem uma enorme diferença no da do desfile oficial.

É uma grande atração para os amantes do samba e os turistas que lotam a cidade durante o verão. Mas do ponto de vista prático para as escolas, os ensaios técnicos representam muito pouco na tendência do que será visto no carnaval. De legal mesmo o fato de trazer para o sambódromo os verdadeiros amantes do carnaval, que são a razão de ser do maior espetáculo da Terra.

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

Os ensaios técnicos são uma excelente diversão para os amantes do carnaval e torcedores das agremiações, mas não quer dizer nada em relação ao resultado oficial do Carnaval.
Mesmo ensaiando na Avenida, a grande surpresa fica para a hora do desfile oficial.
Dá lhe Mocidade!
Abraços