segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O impacto de um gênio!

Agora é oficial! Depois de uma novela que em nada fica a dever aos maiores sucessos da história da TV brasileira o Flamengo anunciou oficialmente que Ronaldinho Gaúcho vai atuar pelo clube entre 2011 e 2014. O clube rubro-negro venceu uma queda de braço que parecia interminável com Grêmio e Palmeiras. O craque foi relegado a coadjuvante e seu irmão e empresário, Assis, se tornou o vilão de uma novela sem heróis.

Acredito que a negociação foi mal conduzida, mas o fato é que se trata de uma das maiores aquisições da história do futebol brasileiro. Na minha visão perde apenas para as de Romário (do próprio Flamengo em 95) e de Ronaldo (do Corinthians em 2009). Com a diferença de que Romário chegou no auge da carreira e Ronaldo já em uma fase decadente.

A chegada de Ronaldinho ao Flamengo é tão impactante quanto perigosa. Tudo porque não se sabe como o jogador espera continuar sua carreira, que foi brilhante. Se ele quiser jogar bola e ajudar o clube, o rubro-negro tem tudo para ter um dos maiores anos de sua história. Mas se Ronaldinho se destacar mais nas boates e quadras de escola de samba que em campo a contratação pode se transformar em um fiasco tão grande quanto o tamanho de sua chegada.


Como eu já disse a vinda de Ronaldinho representa muito para o Flamengo e o futebol brasileiro. Se há dúvida sobre seu desempenho em campo, não resta qualquer questionamento sobre o aporte financeiro e de imagem que sua contratação vai causar. O clube tem tudo para quebrar recordes de vendagem e Ronaldinho, se tiver sua imagem bem explorada, pode ganhar muito mais dinheiro que os anunciados 1,2 milhão de reais por mês.

Quanto ao time, o Fla está montando uma base que considero interessante. Um bom goleiro (Felipe), um lateral com nível de seleção brasileira e dois zagueiros que, se não são craques, ao menos não comprometem. O meio-campo, se encaixar e for confirmada a vinda de Thiago Neves, pode ser o grande destaque do futebol brasileiro no ano, com Maldonado e Williams na contenção e os dois astros na armação. No ataque a dupla Deivid e Diego Maurício me agrada, caso o Drogbinha realmente permaneça na Gávea.

Ronaldinho deve ter consciência do peso e da responsabilidade que representa atuar por uma instituição do tamnho do Flamengo. Ele representará uma legião de quase 40 milhões de torcedores. Acredito com sinceridade quie a chance de dar certo é maior que dar errado. Que assim seja para o bem do Flamengo e do futebol brasileiro. Seja bem-vindo Gaúcho!

2 comentários:

Mauricio Motta disse...

Ronaldinho deve ter consciência do que essa contratação representa. Tbm acho que tem boas chances de dar certo. Depende muito mais dele do que do clube.
Abraços

Celso Coelho - Manaus/AM disse...

Ronaldinho com certeza será para o Flamengo, muito mais, um canalizador de recursos do que um atleta dentro das quatro linhas.

Pra isso não precisa de deixar de ir nas boates, nas quadras de samba, pois, não vai precisar de condição física.

O complicado de tudo isso, é que tenho certeza, que a MARCA FLAMENGO, vai ser usada novamente, para benefícios de poucos.