segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Para prevalecer o bom senso

O incêndio que atingiu a Cidade do samba, no Rio, nesta segunda atingiu no fundo a alma de todo os sambistas e amantes do carnaval. Em especial aos compontes de Portela, União da Ilha e Grande Rio, esta com quase 100% de todo o seu carnaval destruído, há apenas um mês dos desfiles na Marquês de Sapucaí.

Não tenho a menor dúvida de que a solidariedade que sempre acontece entre os sambistas será capaz de fazer com que estas três escolas tenham condições de colocar o carnaval na avenida. Entretanto, com pouco tempo, a reposição não se dará com o mesmo nível de beleza que nos acostumamos a ver ao longo dos anos no carnaval carioca.


Por isso acredito ser de bom tom haver uma mudança no regulamento e que, excepcionalmente em 2011, não haja nenhuma escola rebaixada, ou então que as três agremiações atingidas sejam elevadas à categoria de "Hors Concours", estando isentas do julgamento. Afinal elas entrariam em condições diferentes das demais, ferindo um dos conceitos básicos da competitividade: o fator da igualdade.

Não será a primeira vez que isso ocorreria no carnaval carioca. Excetuando-se as viradas de mesas políticas que já aconteceram, recordo-me do ano de 1983, quando uma falha no sistema de luz da Marquês de Sapucaí (ainda não existia o sambódromo) durante o desfile da Caprichosos fez com que nenhuma agremiação caísse naquele ano. O bom senso pede que aconteçe o mesmo neste ano. A representante do Grupo de Acesso sobe normalmente e o desfile ficaria com 13 agremiações em 2012, sem qualquer tipo de ônus para o espetáculo.

Desejo antigo dos sambistas, a Cidade do Samba foi inaugurada no ano de 2004, para a confecção de alegorias e fantasias para os desfiles de 2005. As escolas viviam sofrendo revezes, como incêndios e enchentes, em seus antigos barracões, além das condições insalubres. A Cidade do Samba foi criada para tentar melhorar estas condições. Apesar da tragédia deste 07 de fevereiro, mais uma vez o mundo do samba saberá superar e colocar um belo carnaval na avenida. Afinal são eles os responsáveis pelo maior espetáculo da terra.

Um comentário:

Mattosquela disse...

É Guilherme... que manhã triste essa... a gente fica na torcida para que a união realmente faça a força.