quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Por uma nova caminhada épica!

É impossível não associar Libertadores e Fluminense à épica campanha do clube carioca na edição de 2008, quando tirou do caminho gigantes sul-americanos como São Paulo e Boca Juniors, mas sucumbiu na final diante de uma desconhecida porém organizada LDU, e acabou ficando com o vice-campeonato, gerando um enorme sentimento de frustração em sua apaixonada torcida.

Agora o tricolor volta à principal competição do continente com a grife de ser o atual campeão do Brasil e com um elenco mais qualificado e experiente que aquele de 2008. O Flu tenta acabar com o estigma que marca a campanha de campeões brasileiros nas Libertadores conseguintes ao ano do título. O último campeão ncional a vencer também o torneio sul-americano foi o Vasco, em 1998. Além do cruzmaltino, apenas o Flamengo de Zico (em 1981) e o Santos de Pelé (em 1962 e 1963) conseguiram a façanha.
O Flu pode sonhar em repetir, até porquê em minha visão os tricolores estão entre os favoritos à conquista do título. O grupo em que estão não é nada fácil. Equipes tradicionais irão duelar com o time de Muricy pelas duas vagas nas oitavas de final. Clubes do quilate do Argentino Juniors (campeão do torneio em 1985), do Nacional-URU (vencedor em três oportunidades) e o América-MEX, que protagonizou uma das maiores zebras da história da competição ao tirar o Flamengo em 2008 em pleno Maracanã e chegar à semifinal.

Para não ter surpresas desagradáveis, o Fluminense tem de cumprir a cartilha básica para se chegar longe na Libertadores: somar o máximo de pontos possíveis fora de casa e vencer todos os confrontos em casa. Apoio de seu torcedor certamente não faltará. Com um time forte, comandado por um treinador experiente, vencedor e em busca de sua primeira Libertadores, o Fluminense tem tudo para se juntar ao seleto grupo de equipes brasileiras campeãs nacionais e continentais no ano seguinte! Será novamente épico!

Um comentário:

Mauricio Motta disse...

O Fluminense é um dos favoritos sim. Em minha opinião o Estudiantes é usca pelo título.
Considero Grêmio e Internacional como forças também.
O grupo do Flu é complicado, mas a equipe de Muricy tem elenco para passar de fase e ir longe na Libertadores.