No dia 12 de abril de 2010, eu postei aqui neste espaço sobrea a eleição no Clube dos 13, que opôs Fábio Koff (apoiado pela maioria dos grandes clubes) e Kléber Leite (apoiado por Ricardo Teixeira, presidente da CBF). Koff venceu e deixou Teixeira enfraquecido. Para se vingar, o dirigente confirmou que a famigerada Taça de Bolinhas iria para o São Paulo, como primeiro pentacampeão do Brasil.

O rompimento tem um motivo claro: a divergência entre a entidade e seus membros. Os clubes estão insatisfeitos por ficarem "alijados" das negociações de comercialização dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Outro fator é a insatisfação de Corinthians e Flamengo com a divisão das cotas. As duas maiores torcidas do país querem uma fatia ainda maior do bolo.
O fato é que sem Corinthians, Flamengo, Vasco e Corinthians, o Clube dos 13 fica praticamente à míngua para demonstrar poder nas negociações com as emissoras de TV interessadas nas transmissões. Apenas o São Paulo está com a entidade e Inter e Atlético-MG não possuem a força política necessária para pender a balança para o lado do C13, apesar de srrem clubes grandes.
A realidade é que o C13 há muito faz figuração no futebol brasileiro e não defende o interesse dos clubes, que foi o mote de sua fundação. Há muito eu defendo que os grandes clubes brasileiros criem uma LIga própria e organizem os campeonatos nacionais, pleiteando eles os direitos de imagem destas competições. À CBF caberia simplesmente o papel de viabilizar isso e de cuidar exclusivamente da SEleção Brasileira. É assim que acontece na Europa há décadas. Quem sabe este motim liderado pelos maiores clubes do país (Flamengo e Corinthians) não seja um embrião para isso? Vamos aguardar!
2 comentários:
Apóio inteiramente a decisão dos grandes clubes brasileiros. Sou contra ao monopólio da Globo.
Os clubes é que devem negociar os direitos de transmissão de jogos.
Também concordo com a união e acho que Atlético e Cruzeiro deveriam se unir também como no RJ.
Chega da Globo querer mandar no futebol brasileiro..
Postar um comentário