segunda-feira, 12 de abril de 2010

Os rumos do futebol brasileiro

Alheia à fase decisiva das decisões estaduais, uma eleição que acontece hoje às 14h em São Paulo vai definir os rumos do futebol brasileiro pelos próximos anos. O pleito é para decidir quem vai ser o próximo presidente do Clube dos 13, entidade que representa os maiores clubes do país. Kléber Leite, ex-presidente do Flamengo, e Fábio Koff, ex-presidente do Grêmio e atual do Clube dos 13, disputam o pleito.

A disputa tem de um lado São Paulo, Internacional, Grêmio, Atlético-PR, Sport, Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras, que apoiarão a chapa de Koff. Mas Corinthians, Vasco, Cruzeiro, Botafogo, Coritiba e Goiás estão do lado de Kléber. Ainda estão indecisos Fluminense, Santos, Guarani, Bahia, Portuguesa e Vitória.


Fábio Koff: atual presidente tem aopio do São Paulo

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, apóia a candidatura de Kléber Leite e teria acenado com a possibilidade de repassar a total organização do Campeonato Brasileiro à entidade, em caso de vitória de seu pupilo. Como forma de pressionar o Flamengo a mudar de lado na eleição, teria também prometido o reconhecimento do título brasileiro de 1987 e a entrega da polêmica taça das bolinhas ao rubro-negro. A Rede Globo também está do lado da chapa de Leite, devido aos negócios que mantém com o ex-presidente do Flamengo.

Do outro lado desta queda de braço está Juvenal Juvêncio, o presidente do São Paulo, que é o homem forte de Fábio Koff. Desafeto declarado de Ricardo Teixeira, Juvêncio articula um contrato milionário com a Rede Record para a transmissão exclusiva do Brasileirão à partir de 2012, se a chapa encabeçada por Koff for a vencedora. A investida do presidente do tricolor pode custar caro ao clube. Além de não receber a taça das bolinhas pode ficar sem o Morumbi na Copa de 2014.

Kléber Leite teria o apoio da CBF e da Rede Globo.

Ao apoiar a chapa encabeçada por Kléber Leite, Ricardo Teixeira busca o total controle da organização do futebol brasileiro, mesmo que de maneira "velada". Se conseguir emplacar seu candidato, Teixeira ficaria à frente apenas dos negócios da seleção brasileira e "passaria" o comando das competições de clubes para o Clube dos 13.

As duas chapas têm contas distintas para o pleito desta tarde. Fábio Koff garante ter o voto certo de 12 clubes. Porém, votos declarados no atual presidente da entidade são somente seis. Flamengo e Palmeiras declararam apoio, mas estão sofrendo um forte lobby para mudarem de lado. Kléber Leite diz já ter 11 votos, o que lhe garantiria a vitória. Porém, também apenas seis clubes declaram o voto no ex-presidente do Flamengo. As seis equipes que ainda estão indecisas serão o fiel da balança e decidirão quem vai comandar o Clube dos 13 e os rumos do futebol brasileiro nos próximos anos.

2 comentários:

Maurício Motta... disse...

Kléber Leite não. O cara já roubou o Flamengo. Agora vai querer roubar o Brasil inteiro.
Apoio Fábio Koff.

Maurício Motta... disse...

Não será dessa vez que Kléber Leite tentará ficar mais rico as custas do futebol.