domingo, 18 de abril de 2010

Os donos do Rio

Este é o último estadual da década de 2000. Nas nove edições anteriores, em seis oportunidades ou Flamengo ou Botafogo estiveram na final. Em três ocasiões os dois rivais estiveram presentes se enfrentando. E se o Flamengo vencer o Botafogo no jogo de hoje á tarde e conquistar a Taça Rio, será a quarta decisão consecutiva entre as mesmas equipes. Um recorde na história do Estadual. Não há dúvida, Flamengo e Botafogo são os donos do Rio de Janeiro.

O clássico teve seu primeiro jogo em 13 de maio de 1913, pelo Estadual, em General Severiano, sede do Botafogo. E a vitória ficou com o time casa: 1x0. De lá pra cá foram outros 342 jogos, com 123 vitórias do Flamengo e 108 do Botafogo. Ainda hove 111 empates. Os rubro-negros marcaram 526 vezes em jogos contra o Botafogo, e os alvi-negros balançaram as redes do Fla 489 vezes. Este ano foram dois jogos e o Bota está invicto. Pela semifinal da Taça GB, vitória por 2 a 1 e na 1ª Fase da Taça Rio, empate por 2 a 2, o placar mais comum deste clássico nos últimos anos.

Apesar de não ser a maior rivalidade do Estado nem de longe, Flamengo x Botafogo tem algumas histórias curiosas. Durante a década de 60, quando o Botafogo tinha um verdadeiro esquadrão de jogadores, a equipe de General Severiano costumava ser impiedosa com os rivais, como definia o lendário goleiro Manga: "Em jogo contra o Flamengo eu faço a feira antes, pois o bicho é certo". Uma declaração impensável nos dias de hoje. Em 1972, o Fla foi surrado por 6x0 bem no dia de seu aniversário. A vingança veio em 81, o maior ano da história do clube, com juros e correção e direito ao último gol marcado pelo hoje técnico Andrade.



Desde que o regulamento do Carioca adota as semifinais e finais em cada turno, a partir de 2004, Flamengo x Botafogo se encontraram em semifinais e finais de turno três vezes. Em 2008, pela final da Taça Guanabara deu Flamengo. Pela semifinal da Taça Rio do mesmo ano, o Bota deu o troco ao vencer por 3 a 0. Ano passado as equipes se encontraram na final da Taça Rio e o triunfo foi do Fla, pelo plcar de 1 a 0.

Em toda a história do confronto, Fla e Fogo já estiveram frente à frente em decisões por 23 ocasiões. E a vantagem é amplamente vermelho e preta: 18 conquistas sobre o rival, contra cinco. Pelo Estadual o Bota ganhou 1961,62 e 89. O Flamengo levou a melhor em 1953,79 e o tri-campeonato 2007-08-09. As equipes decidiram também o brasileiro de 92 e o Flamengo venceu (após uma vitória por 3x0 e um empate em 2x2). Por decisões de turno do estadual, o Botafogo ganhou o Torneio Início de 1961 e a Taça Guabara de 1968. O Flamengo conquistou o 1º e o 2º Turnos em 1979, a Taça Guanabara em 1981, 95 e 08. Além da Taça Rio em 1991 e 2009.

O maior jejum de vitórias neste clássico pertence ao Bota. Ficou 15 jogos sem vencer o rival, entre 2004 e 2008. O maior tempo que o Fla passou em branco foi entre 1950 e 1952 e entre 1967 e 1969, ou nove jogos. O maior artilheiro da história do confronto é botafoguense: Heleno de Freitas marcou 22 gols no rival. Zico é o maior artilheiro do Fla, tendo infernizado os alvi-negros 20 vezes.

Hoje no Maraca conheceremos mais um capítulo da rica história do confronto Flamengo x Botafogo! Se der Fla, mais dois jogos para a decisão e a garantia de sua nona Taça Rio. se o Bota vencer, além de garantir sua quinta conquista da Taça Rio garantirá o seu 19º título Estadual. Jogo sem muitos prognósticos, mas eu arriscaria 2 a 0 Fla e finais nos próximos dois fins de semana! E você apostaria em quem? Flamengo ou Botafogo?

2 comentários:

Maurício Motta... disse...

Esta década foi triste para o meu Vasco. Só ganhamos em 2003.
Mas no ano 2000, o Vasco tinha um dos melhores times do Mundo (mas quem vive de passado é museu).
Vc sabe para quem estou torcendo hj, mas acho muito dificil que não tenha decisão. E a renda?
E se for para dois jogos, ganha o melhor time que é o Flamengo. Em um jogo só, o Botafogo pode dar uma sorte e vencer com uma bola espeirrada, como foi na semifinal da Taça Guanabara.
Mas quando vai para dois jogos, sempre vence o melhor. Sinto que o Tetra está perto. O Fla só perde para ele mesmo (se não tiver brigas, desfalques...)
Abraços

Unknown disse...

esse ano o dono do Rio foi o pequeno Botafogo kkkkkkkkkk!!